Buscar:

FUNCEF alcança ganhos de 75% com a venda de sua participação na Statkraft

Imprimir PDF
Voltar

Negócio de R$ 920 milhões foi finalizado nesta terça-feira (12/9)

Divulgação

A FUNCEF celebrou, nesta terça-feira (12/9), contrato de compra e venda pelo valor de R$ 920 milhões (novecentos e vinte milhões), referentes à alienação de 100% das suas ações detidas na Statkraft Energias Renováveis S.A. (SKER), o que equivale a 18,69% do capital da empresa. A participação societária foi vendida ao acionista majoritário da companhia, a Statkraft Investimentos Ltda (SKIN).

A decisão da FUNCEF em negociar as ações levou em consideração a maturidade e os níveis de concentração do ativo nos planos, a oportunidade de realizar o resultado no investimento, bem como a necessidade de capital adicional para suportar o crescimento da companhia, caso optasse por não efetuar a venda.

A participação na SKER estava concentrada em planos mais maduros, que têm maior necessidade de capital para fazer frente aos benefícios de seus participantes. A modalidade de investimentos que a SKER fazia parte, tem por característica a baixa liquidez. Dessa forma, a preservação da solvência futura de seus planos, foi um dos balizadores da decisão.

Outro balizador importante da decisão foi a necessidade de novos aportes pelos acionistas para sustentar o plano de crescimento da SKER. A companhia tem um plano de crescimento agressivo que demandaria novos aportes da Fundação.

Por fim, após negociação junto ao acionista controlador da companhia, foi possível apurar um valor de venda com ágio de 74,9% sobre o valor contabilizado em carteira, conferindo um resultado positivo para a FUNCEF e seus beneficiários.

A FUNCEF agradece à SKER e à SKIN pela longa e bem-sucedida parceria com a Fundação, além de desejar votos de sucesso para os próximos desafios da companhia.

A negociação impactará positivamente os planos da Fundação, conforme a distribuição a seguir:

130923 funcef

Mais informações sobre a SKER e a negociação podem ser consultadas na matéria disponível no site da empresa.

Fonte: Funcef, em 13.09.2023.