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Estratégias de gestão de tempo para corretores de seguros: como maximizar sua produtividade ao trabalhar

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Por Jeniffer Elaina (*)

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No dinâmico mercado de seguros, onde o tempo é literalmente dinheiro, os corretores de seguros muitas vezes lidam com múltiplas responsabilidades. Entre reuniões com clientes, elaboração de propostas, acompanhamento de sinistros e a necessidade constante de captar novos negócios, é fácil sentir-se sobrecarregado, desgastado profissionalmente e, eventualmente, perder importantes oportunidades de trabalho.

Para evitar tais problemas, é necessário implementar estratégias para maximizar a produtividade diária a fim de garantir sucesso e crescimento profissional. Uma rotina mais produtiva e organizada também melhora a qualidade do trabalho e se traduz em um atendimento superior para os clientes.

Isso serve tanto para quem trabalha com cotação de seguro online como presencial. Pensando nisso, explora estratégias práticas de gerenciamento de tempo adaptadas especificamente para corretores de seguros, ajudando você a agilizar seu fluxo de trabalho e atingir seus objetivos com eficiência.

4 estratégias para uma rotina de trabalho mais produtiva

Abaixo, vamos introduzir x práticas simples de implementar que auxiliam na gestão proativa do tempo, o que tende a diminuir o estresse e, assim, abrir portas para novas oportunidades de crescimento no competitivo mercado de seguros.

1 - Planeje-se diariamente e defina prioridades

A primeira e uma das mais efetivas táticas a ser posta em prática é a criação de um plano claro e bem definido para o dia. Comece com um rascunho contendo todos os afazeres que precisam ser cumpridos, anotando todas as tarefas conforme vierem à mente. Feito isso, organize-as levando em consideração os seguintes critérios e recomendações:

Urgente x Importante: Embora tudo pareça ser uma prioridade na rotina típica de um corretor, há sempre ações que exigem atenção imediata (as urgentes) e aquelas que devem ser feitas, mas fazem parte de um projeto ou conjunto de tarefas maior (as importantes).

Segmente tarefas grandes: Comer um bolo inteiro sem cortá-lo é certamente mais desafiador do que consumi-lo aos poucos, fatia por fatia, não é? O mesmo vale para grandes projetos e atividades. Se estiver com dificuldade em saber por onde começar a lidar com uma determinada responsabilidade, experimente dividi-la em tarefas menores e mais fáceis de gerenciar. Depois, ordene-as conforme os prazos estipulados.

Defina um período de tempo para cada ação: Divida o tempo disponível para trabalho em blocos e reserve cada um deles para uma tarefa específica. Ao fazer isso, lembre-se de priorizar as tarefas urgentes e considere que algumas responsabilidades tendem a exigir mais tempo do que outras.

2 - Evite fazer mais de uma tarefa por vez

Fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo pode até parecer uma forma eficiente de trabalhar, mas na realidade trata-se de uma forma de matar a produtividade. Focar em uma tarefa de cada vez resulta em menos erros e em uma execução mais rápida e eficaz.

Esse princípio é especialmente relevante para aqueles que conciliam a carreira de corretor com outros empreendimentos como fornecedores de produtos consignados, produtores de conteúdo, donos de lojas etc..

Se você faz parte desse grupo, lembre-se: concentrar-se em uma tarefa de cada vez permite que você se aprofunde mais em cada responsabilidade, garantindo que as atividades sejam realizadas com maior precisão e qualidade.

Além disso, você preserva sua energia mental, o que permite manter um alto nível de desempenho em todas as suas frentes de trabalho.

3 - Aproveite ferramentas de gestão de tarefas

Ferramentas digitais como Trello, Asana ou Google Keep são as melhores amigas na organização de tarefas e projetos de quem tem uma vida corrida. Essas plataformas ajudam a visualizar as atividades do dia, definir prazos e monitorar o progresso, o que facilita o gerenciamento do tempo.

Ao baixar programas ou aplicativos pela internet, atente-se à procedência e confira avaliações de usuário para evitar riscos cibernéticos, como golpes, vírus e outros problemas desse gênero.

4 - Acompanhe seu progresso

Além de planejar e segmentar as tarefas, é importante definir metas claras e mensuráveis para garantir que elas sejam cumpridas a tempo. Isso permite que você tenha uma compreensão precisa do que deseja alcançar, facilitando a priorização de tarefas e a alocação de tempo de forma mais eficiente.

Uma estratégia consagrada para isso é criar metas inteligentes, conhecidas pela sigla SMART: Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Realistic (Realista) e Time-bound (Com prazos determinados).

Após criar suas metas de cotação de seguro online, avalie regularmente seu progresso em direção aos seus objetivos e faça os ajustes necessários ao longo do tempo. Acompanhar seu progresso não apenas mantém você focado, mas também fornece motivação à medida que vê resultados tangíveis de seus esforços.

Por fim, vale destacar que as dicas acima também são úteis para traçar planos de estudo, para quem deseja começar a empreender em casa, e para pessoas com dificuldade em organizar sua rotina. Com planejamento e determinação, tudo é possível.

(*) Jeniffer Elaina é especialista em seguros, trabalha com redação, revisão e otimização SEO desde 2012. É formada em Gestão de Seguros, Marketing e tem pós em Administração na FGV, possui curso técnico em Direito do Seguro. Possui mais de 3.000 textos e 5 e-books publicados na área de seguros.

23.08.2024