Buscar:

Encerramento do curso da UniAbrapp voltado para jornalistas tem participação de Devanir Silva

Imprimir PDF
Voltar

Foi realizada nesta quinta-feira (28/08) a terceira e última aula do curso “Jornalismo Direto ao Ponto: Entendendo a Previdência Complementar”, promovido pela UniAbrapp. O treinamento teve como objetivo compartilhar os principais conceitos e características do setor, proporcionando informações para jornalistas e comunicadores efetuarem coberturas precisas sobre o tema.

A abertura da aula foi conduzida por Devanir Silva, Diretor-Presidente da Abrapp, que destacou o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Previdência Complementar, realizado na Câmara dos Deputados. O ato de lançamento reuniu mais de 200 pessoas entre parlamentares, dirigentes de entidades fechadas e do órgão regulador, representantes da Abrapp e demais entidades associativas e da sociedade civil – saiba mais.

“A criação da Frente Parlamentar chega em um momento muito oportuno. Vivemos um cenário em que o país realmente necessita debater com mais profundidade os rumos da previdência. Existe um número muito grande de brasileiros que estão fora de qualquer proteção social”, disse.

Ele também comentou sobre a Reforma da Previdência de 2019, destacando que é muito importante os comunicadores reverberarem a mensagem de que o Brasil precisa de um sistema justo e sustentável.

“Todos acompanham a dificuldade que a previdência social tem em oferecer proteção para os trabalhadores, por uma série de razões, sendo a principal delas justamente a mudança do perfil demográfico. Hoje, realmente temos um país que caminha para o envelhecimento e precisamos de uma solução”, completou.

Gestão de investimentos nas EFPC – Na sequência, a aula foi conduzida por Cleber Diniz Nicolav, Diretor Executivo do ICSS e Diretor Superintendente AETQ da Inovar Previdência. Ele debateu sobre a gestão de investimentos nas EFPC, abordando diretrizes e regras para aplicação de recursos, como funcionam os aportes e a rentabilidade, conceitos-chave, equilíbrio atuarial e utilização de critérios ASG (ambientais, sociais e de governança) nos investimentos das entidades.

Cleber apresentou dados sobre os investimentos das entidades fechadas por segmento de aplicação, de acordo com o Consolidado Estatístico da Abrapp, apurado até fevereiro de 2025. Atualmente, 84% dos recursos estão alocados em renda fixa, 9% em renda variável, 3% em imóveis, 2% em operações com participantes, 1% em estruturados e 1% no exterior.

“A distribuição nem sempre segue esse padrão. Obviamente, a renda fixa tende a concentrar maior parte dos investimentos, mas já houve períodos em que renda variável, estruturados e investimentos no exterior tiveram uma alocação maior que a atual. Com a expectativa de redução da taxa básica de juros, prevista pelo mercado para o início do próximo ano, outras classes de ativos devem ganhar mais espaço nessa distribuição”, afirmou.

Sobre o curso – Iniciado no dia 12 de agosto, o curso “Jornalismo Direto ao Ponto: Entendendo a Previdência Complementar” aconteceu em formato online e ao vivo. Já na sua primeira edição contou com número recorde de inscrições, superando a marca de 180 participantes, sendo 55 jornalistas da mídia externa e os demais profissionais das associadas da Abrapp.

Fonte: Abrapp em Foco, em 28.08.2025