Buscar:

Empresas agora são obrigadas a gerenciar riscos para a saúde mental no ambiente de trabalho

Imprimir PDF
Voltar

Por Juliana Santos

A revisão da NR-1 estabelece novas diretrizes para a identificação e gestão de riscos psicossociais, impondo às empresas a criação de ambientes de trabalho saudáveis e a adoção de práticas de saúde mental

Cuidar da saúde mental e do bem-estar dos funcionários passa a ser uma obrigação para as empresas. Em 30 de julho, a Norma Regulamentadora N.º 1 (NR-1), que trata do gerenciamento de riscos nas organizações, foi revisada para incluir a obrigatoriedade de identificar e gerenciar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. A decisão foi tomada durante reunião da Comissão Tripartite Paritária Permanente, composta por representantes do governo, sindicatos e confederações de empregadores, que discutem temas de segurança e saúde no trabalho.  

"Na prática, isso significa que as empresas deverão incluir parâmetros psicossociais em seus relatórios de gerenciamento de riscos, que são periodicamente entregues ao governo para garantir o cumprimento das exigências de segurança do trabalho. Para isso, será necessário adotar medidas concretas para prevenir o adoecimento mental, gerenciar a sobrecarga de trabalho e criar ambientes saudáveis, livres de qualquer forma de assédio", explica Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, referência em programas de saúde mental para empresas. 

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Saúde Business, em 15.08.2024