Solução de jurimetria da Predictus será voltada para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas que precisam gerenciar passivos e reduzir riscos
Algo impensável há pelo menos 10 anos, como prever resultados de processos judiciais, já é uma realidade em 2025. No próximo dia 30 de abril, a Predictus, maior banco de dados judiciais do Brasil, irá lançar uma solução integrada de jurimetria que dentre outros benefícios vai proporcionar que os usuários possam estimar prazos de processos e entender padrões em processos judiciais passados, tudo com base em estatísticas reais.
Com a jurimetria, atualmente, advogados podem prever o resultado de um processo mesmo antes de ajuizá-lo. Isso porque a plataforma utiliza dados reais de processos já julgados para calcular a probabilidade de sucesso, estimar qual será o tempo médio de duração e entender quais serão os valores envolvidos nas ações, dados que podem contribuir muito para estratégia jurídica.
A Predictus, empresa de Florianópolis, se consolidou em 2023 com a maior base de dados de processos do Brasil, o “google” de processos judiciais, totalizando mais de 700 milhões de processos judiciais em sua plataforma, com a atualização de 1 milhão de ações diariamente, mais de 350 robôs e o mapeamento de mais de 90 tribunais da justiça comum e justiça especial.
A nova solução de jurimetria será voltada para advogados, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas que precisam gerenciar passivos e reduzir riscos. “A proposta é contribuir para que nossos clientes possam saber as chances de sucesso antes de entrar com alguma ação judicial. Antever os valores médios das causas e execução e evitar processos sem perspectivas de sucesso. Dessa forma, eles poderão tomar decisões mais assertivas com base em dados e estatísticas reais de casos semelhantes”, afirma Hendrik Eichler.
Como a jurimetria funciona na prática?
Serão disponibilizadas na plataforma de jurimetria, duas formas de uso. Por exemplo, se o usuário já tem o número do processo, ele vai conseguir informar na plataforma, junto com a instância, e a jurimetria analisa casos semelhantes. Se a ação ainda não foi ajuizada, o advogado ou usuário terá à disposição o uso de filtros como tribunal, instância, classe e assunto para poder prever o resultado antes de iniciar o processo.
No dia 30 de abril, dia do lançamento, será disponibilizado um tutorial sobre a nova solução de jurimetria em todas as mídias sociais da Predictus, no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Sobre a Predictus
Fundada em 2016, a Predictus é uma empresa de tecnologia da informação, que conta com a maior base de processos judiciais do país. A solução é o escudo mais eficiente que uma empresa pode adotar contra as ameaças de tomar decisões no escuro. Isso porque com uma simples consulta por nome, CPF, CNPJ, OAB ou número do processo, é possível ter acesso a informações valiosas de todos os Tribunais do Brasil. São mais de 700 milhões de processos na base de dados, e mais de 2 milhões de processos atualizados diariamente. A empresa trabalha dentro do que prevê a LGPD e as demais normas que regulamentam a matéria e as soluções estão disponíveis via Plataforma Web ou API, todas adequadas e adaptadas às necessidades das empresas. Além disso, há o Status Predictus, uma inteligência interna que fornece a melhor estratégia jurídica a todos os usuários e que classifica até mesmo aqueles campos que não estão explícitos na consulta processual.
Fonte: Vira Comunicação, em 17.04.2025