Buscar:

Em dois anos, Sindapp entrega 74% das ações previstas para o triênio 2020-2022

Imprimir PDF
Voltar

Por Débora Soares

Presidente-do-Sindapp-Jose-de-Souza-MendoncaA Diretoria do Sindapp, o sindicato patronal das EFPC, aprovou o relatório de atividades e as demonstrações financeiras da instituição, referentes a 2021, nesta quinta-feira (17). Os materiais seguirão para aprovação do Conselho Fiscal e serão, ainda, apreciados pela Assembleia de associadas, a ser convocada para 28 de abril.

O relatório de atividades demonstra que, em apenas dois anos da gestão, o Sindapp já entregou 74% das ações previstas para o triênio 2020-2022. Ou seja, 20 de 27 ações concebidas para o mandato, dentro do planejamento estratégico integrado com Abrapp, ICSS e UniAbrapp. Considerando os anos individualmente, foram cumpridas 100% das metas de 2021 e 2020.

“Registramos nossos cumprimentos à toda a equipe envolvida. Temos a confiança de que encerraremos 2022 com a realização de todas as ações previstas”, destacou José de Souza Mendonça, Diretor-Presidente do Sindapp.

O Sindicato atua em 4 projetos estratégicos: Novo posicionamento do sistema; Governança e processos valorizados; Círculo virtuoso: Ética, Integridade e ASG; e + Participação associativa.

Dentre suas principais frentes de atuação está a representação das associadas nas negociações das Convenções Coletivas de Trabalho e o fornecimento de orientações para que as entidades negociem seus acordos; a representação das EFPCs e a defesa do ato regular de gestão nos casos julgados pela Câmara de Recursos da Previdência Complementar (que julgou 77 processos em 2021 – sendo 25% relatados pelo Sindapp/Abrapp); além da representação das entidades em demandas judiciais.

O Sindapp atua fortemente na promoção da conduta ética por meio da Comissão de Ética, a participação em eventos e a publicação de materiais de referência para as associadas, a exemplo dos e-books “A Responsabilidade de Conselheiros e Dirigentes” e a 5ª edição do “Manual de Práticas e Recomendações aos Conselheiros e Dirigentes das Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, lançados em 2021. É também idealizador do programa de Autorregulação, operado em conjunto com Abrapp e ICSS, e coordenador da Comissão Mista de Autorregulação. Esta última iniciou, no ano passado, a elaboração de um novo Código focado em Qualificação e Certificação Profissional para as EFPC.

Equilíbrio e reconhecimento – O Sindicato encerrou o ano passado com superávit de R$ 356 mil e o número de 153 entidades afiliadas em seu quadro associativo. “Do ponto de vista financeiro e econômico, o Sindapp está em uma posição muito equilibrada. Isso é fruto também da orientação segura desta Diretoria, da seriedade da condução dos trabalhos”, afirmou o Superintendente Geral, Devanir Silva, que apresentou os resultados juntamente com a Superintendente Adjunta de Controladoria, Cibele de Paula Deis. “Agradecemos, em nome do time, a confiança da Diretoria, e a colaboração com este trabalho oportuno, brilhante e necessário do Sindapp”, completou Devanir.

Fonte: Abrapp em Foco, em 18.02.2022.