Buscar:

Em Belo Horizonte, diretoria do CFM se reúne com presidentes dos CRMs

Imprimir PDF
Voltar

A diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) se reuniu na tarde desta quarta-feira (13/09), em Belo Horizonte (MG), com os presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) de todo o país. Este encontro representa a primeira reunião conjunta desde as eleições dos CRMs, que ocorreram em agosto.

A reunião, que contou com a presença de conselheiros efetivos e suplentes, bem como diversos presidentes de CRMs, abordou questões cruciais relacionadas ao sistema de conselhos médicos. Durante o evento, foram discutidos tópicos que abrangem as áreas jurídica, de relações internacionais e de tecnologia da informação.

Durante a abertura do encontro, o presidente do CFM, José Hiran Gallo, enfatizou a realização da primeira eleição online nos conselhos de medicina, da qual considerou um sucesso. “Fizemos história ao permitir que mais de 550 mil médicos pudessem votar pela internet, escolhendo os membros dos conselhos regionais de medicina que atuarão no período de 2023 a 2028”. Ele expressou sua gratidão a todos os envolvidos, destacando que essa eleição foi marcada por uma “altíssima adesão, transparência e segurança”.

Outro ponto relevante abordado durante a reunião foi a publicação da norma que estabelece as diretrizes para a publicidade e a propaganda médicas.

Segundo defendeu o presidente do CFM, a Resolução 2336/2023, publicada no Diário Oficial da União, representa um marco significativo para a medicina brasileira. Segundo ele, a nova resolução é mais um exemplo do compromisso do CFM com a modernização da prática médica no país, “por meio do desenvolvimento de inúmeros projetos e investimentos em soluções tecnológicas inovadoras. Isso inclui a criação de plataformas para prescrição eletrônica, de acesso gratuito aos médicos, e a oferta de certificados digitais sem custo para os profissionais”.

Além de abordar esses temas de destaque, a reunião também proporcionou uma valiosa oportunidade para os dirigentes discutirem assuntos de interesse comum nos estados, como a abertura de escolas médicas, relação entre médicos e operadoras de saúde e o desafio do diagnóstico de autismo. “Essa reunião reforça o compromisso de aprimorar a prática médica no Brasil e promover uma medicina moderna e inovadora para o benefício de todos os brasileiros”, concluiu José Hiran Gallo.

Fonte: Portal CFM, em 13.09.2023.