O Economus disponibilizou nesta data os informes de rendimentos de benefícios da previdência e os demonstrativos de despesas com os planos de saúde de 2024, para fins da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (Declaração de IR).
Os participantes dos planos previdenciários do Economus já podem acessar os comprovantes de rendimentos pagos e de retenção de Imposto de Renda (informes de rendimentos) em nosso autoatendimento, app e chatbot da previdência.
Quanto aos beneficiários dos planos de saúde, o acesso ao demonstrativo com os valores pagos é feito pelo autoatendimento da saúde.
Devo declarar o Imposto de Renda?
Para saber se deve ou não declarar é necessário identificar qual foi o seu rendimento tributável em todo o ano de 2024 (salários, aposentadorias, aluguéis etc.). Caso seja superior a R$ 30.639,90, será necessário fazer a declaração.
O Economus preparou um material com respostas para as perguntas mais frequentes. Clique aqui para acessar.
1) Assistidos
Acesse os comprovantes de rendimentos no aplicativo, chatbot e no autoatendimento. Importante: além disso, o assistido que paga o seu plano de saúde ou de seus familiares também encontrará o Demonstrativo de Contribuição Assistencial, no qual constam os pagamentos efetuados no ano. Todos os valores pagos ao plano de saúde estão disponíveis nesta declaração, no autoatendimento Saúde. Veja mais detalhes na seção “Saúde”.
2) Ativos no Patrocinador
Os participantes ativos que efetuaram contribuições para os planos de previdência complementar e de saúde do Economus em 2024 tiveram o desconto via folha de pagamento da patrocinadora. Neste caso, deverão utilizar o comprovante disponibilizado pela própria patrocinadora, que é o empregador.
Para usufruir de incentivo fiscal, o total das contribuições deverá ser informado na declaração de IR, em campo específico para pagamento de contribuições a entidades de previdência complementar. Ao preencher, não se esqueça de colocar a razão social do Instituto (Economus – Instituto de Seguridade Social) e o CNPJ: 49.320.799/0001-92.
Se ao longo do ano de 2024 o participante ativo efetuou contribuições adicionais ao plano PrevMais, estes valores não constarão no comprovante de rendimentos disponibilizado pela patrocinadora.
Para saber o montante destas contribuições, será necessário acessar o autoatendimento, botão “Previdência” > menu “Informe de Rendimento (IR)” > opção “Declarações de Previdência” e verificar os valores constantes na declaração de contribuição previdenciária. Ao preencher a Declaração de IR, deve-se somar o valor informado na declaração de contribuição previdenciária ao total constante no comprovante de rendimentos.
3) Autopatrocinados
Para os participantes que, mesmo desvinculados da patrocinadora, optaram por continuar contribuindo aos planos previdenciários do Economus, os valores referentes ao ano de 2024 estão disponíveis no autoatendimento, “Previdência” > menu “Informe de Rendimento (IR)” > opção “Declarações de Previdência”. Ao preencher a declaração de IR, o total constante na declaração de contribuição previdenciária deve ser somado a qualquer outro montante referente a contribuições para previdência complementar realizadas ao Economus.
4) Extrato de Empréstimo para fins de Imposto de Renda
Aos participantes que possuíram empréstimo vigente no ano de 2024, está disponível o Extrato de Empréstimo no autoatendimento, botão “Empréstimo” > selecione o plano > opção “Informes de Empréstimo”, que contará com os movimentos pagos aos contratos no decorrer do ano calendário de 2024, bem como a situação e saldo devedor posicionado em 31/12/2024. Basta clicar no menu Imposto de Renda > Informes de Empréstimo e informar o ano calendário desejado.
5) Declaração de Contribuição Assistencial
O Demonstrativo de Contribuição Assistencial contendo o total dos valores pagos aos planos de saúde do Economus está disponível no autoatendimento Saúde, opção Demonstrativos > Demonstrativo IRRF.
O demonstrativo da contribuição assistencial efetuada aos planos de saúde do Economus é disponibilizado exclusivamente ao titular do plano. Esse demonstrativo apresenta os valores de pagamento segregados por titular e dependente(s), e se encontra disponível no autoatendimento, sessão “Demonstrativos” > opção “Demonstrativo IRRF”.
É importante esclarecer que esse demonstrativo é disponibilizado somente para os beneficiários que, no exercício de 2024, efetuaram pagamento ao Economus através de boleto bancário, débito em conta, folha de benefícios ou que tiveram reembolso efetivado através de crédito em conta. Para situações em que não houve pagamento nas condições acima descritas, o demonstrativo apresentará os valores zerados.
Os titulares ativos que efetuaram contribuições para os planos de saúde do Economus, em 2024, com desconto via folha de pagamento da patrocinadora, deverão utilizar o comprovante disponibilizado pela própria patrocinadora, que é o empregador.
Fonte: Economus, em 26.02.2025.