Buscar:

EVOLUA: CVM, ANBIMA e FGV dão novo passo para o desenvolvimento de estudos e pesquisas no âmbito do Mercado de Capitais

Imprimir PDF
Voltar

Programa teve início com acordo de cooperação técnica entre o regulador e Fundação Getúlio Vargas, instituição de pesquisa que agora conta com a ANBIMA

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) somaram esforços para fomentar estudos e pesquisas de interesse do Mercado de Capitais. O projeto-piloto EVOLUA é fruto do acordo de cooperação técnica entre a Autarquia e a FGV. A ANBIMA passa a integrar a iniciativa, contribuindo junto à FGV para a execução e viabilização das atividades previstas no programa.

"A colaboração entre entidades como a CVM, ANBIMA e FGV é fundamental para o avanço do mercado de capitais brasileiro. Ao unirmos esforços, conseguimos promover estudos e pesquisas que não apenas enriquecem o conhecimento acadêmico, mas também resultam em práticas que beneficiam todo o setor", afirma Zeca Doherty, diretor-executivo da ANBIMA.

A FGV, com apoio da ANBIMA, será responsável pela parte operacional do projeto-piloto do EVOLUA, incluindo a elaboração de procedimentos e editais internos para seleção de pesquisadores para integrarem o projeto, bem como, sob orientação e demanda da CVM, a elaboração de trabalhos acadêmicos que poderão servir de subsídios para a atividade da Autarquia.

O que é o EVOLUA?

É a interface da CVM com a academia para fomentar debates de temas de interesse do Mercado de Capitais, com o objetivo de ampliar a geração de conhecimento relevante para tomadas de decisões estratégicas da Autarquia, dos parceiros e do mercado como um todo.

O EVOLUA, além de permitir a ampliação de estudos neste âmbito, favorece o acesso de jovens ao Mercado de Capitais e maior proximidade com o regulador, em linha com o propósito da CVM de tornar o mercado cada vez mais democrático e inclusivo.

Pela CVM, a Assessoria de Análise Econômica, Gestão de Riscos e Integridade (ASA) está à frente do projeto-piloto do EVOLUA. "A ASA/CVM já tem como atribuição promover estudos econômicos aplicados para a Autarquia, e o EVOLUA nos ajudará a ampliar a produção de conhecimento", destaca Bruno Luna, Chefe da área.

Com o desenvolvimento do projeto-piloto, espera-se que o programa EVOLUA também viabilize a parceria entre CVM e outras instituições de educação e pesquisa.

Dessa forma, o lançamento do programa EVOLUA é mais uma iniciativa da CVM no sentido de estreitar as relações entre regulador e academia, fomentando o intercâmbio de conhecimento para o benefício do Mercado de Capitais. Além do EVOLUA, a CVM também possui acordos de cooperações técnicas com outras instituições de pesquisa para o desenvolvimento de projetos diversos.

Fonte: CVM, em 08.05.2025