Buscar:

EFPCs são destaque em previsões do Banco Central

Imprimir PDF
Voltar

Por Alexandre Sammogini

As Entidades Fechadas de Previdência Complementar têm conquistado posições de destaque nas previsões do Banco Central do Brasil, dentre elas a Previ, a Petros e a Funcef. A Previ, por exemplo, teve destaque no primeiro relatório do ranking Top 5 mensal com referência de 2023, publicado no último dia 9 de fevereiro. A fundação figurou em 5º lugar na projeção do IPCA no curto prazo.

O resultado veio logo após a publicação feita pelo IBGE do índice de janeiro de 2023, que apresentou alta de 0,53%, após subir 0,69% em dezembro. Com isso, o IPCA acumulado nos últimos 12 meses ficou em 5,77%.

“Em um período marcado por volatilidade e incertezas, começar o ano com previsões aderentes e corretas destaca o alto nível de precisão e mostra que a equipe está em sintonia com as notícias do mercado e percepções dos dados. Como boa parte dos investimentos em renda fixa da Previ é indexada ao IPCA, acertar o índice significa ter uma segurança ainda maior ao investir”, diz comunicado da entidade.

Petros – A Petros voltou a ser destaque no ranking, ficando no Top 5 anual, divulgado em 31 de janeiro. A posição foi conquistada na projeção de taxa Selic no horizonte de curto prazo, no qual a entidade obteve a nota mais elevada, juntamente com outras instituições.

Ao longo de 2022, a Petros apareceu em todos os rankings Top 5 Selic do Banco Central, assim como figurou 19 vezes nos rankings fiscais divulgados pelo Ministério da Economia. Para a entidade, “esta presença constante nos rankings nacionais representa um selo de qualidade do trabalho dos profissionais que atuam na área”.

Funcef – A Funcef foi outra entidade que tem alcançado elevado grau de acertos nas projeções macroeconômicas em 2022. A fundação também figurou no Top 5 Anual da pesquisa, na categoria taxa de câmbio de médio prazo.

“A leitura bem calibrada da nossa equipe técnica reforça a confiança no trabalho de prospecção e alocação dos investimentos da Funcef com foco no longuíssimo prazo”, afirmou o Diretor-Presidente da fundação, Gilson Santana.

Sobre o ranking – Mensalmente o Banco Central elabora o ranking Top 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazo. Essa análise do desempenho dos participantes da pesquisa incentiva o aprimoramento da capacidade preditiva e reconhece o esforço analítico empregado. As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.

Fonte: Abrapp em Foco, em 23.02.2023.