Primeiro encontro com novos diretores reforça autonomia, credibilidade e valorização do corpo técnico da Anvisa.
15ª Reunião da Dicol 24 de setembro
Os diretores da Anvisa se reuniram nesta quarta-feira (24/9) para a 15ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada (Dicol) de 2025. Foi o primeiro encontro após a recomposição da diretoria, com a chegada de Leandro Safatle, Daniela Marreco e Thiago Campos.
O diretor-presidente, Leandro Safatle, destacou que a autonomia e a credibilidade são valores inegociáveis da Agência. Segundo ele, a Dicol é essencial para garantir diversidade de ideias, rigor técnico, transparência e legitimidade nas decisões. “Mais do que uma formalidade, a recomposição representa o pleno restabelecimento da capacidade de atuação da Agência”, afirmou.
A diretora Daniela Marreco ressaltou a importância de iniciar um novo período de gestão com foco no fortalecimento institucional, autonomia e decisões técnicas. Ela também lembrou duas datas recentes: o aniversário do SUS, em 19 de setembro, e o Dia Mundial da Segurança do Paciente, em 17 de setembro. Além disso, parabenizou servidores da Anvisa que foram homenageados em projetos de destaque na área da saúde.
Já o diretor Thiago Campos frisou a importância de manter um diálogo aberto e transparente com a sociedade sobre os temas em análise pela Agência. Ele também elogiou as conquistas dos servidores, destacando que a credibilidade da Anvisa está diretamente ligada à competência e à dedicação de seu corpo técnico.
Os diretores Rômison Mota e Daniel Pereira deram boas-vindas aos novos integrantes, desejando-lhes êxito em seus mandatos e ressaltando o papel estratégico da diretoria no fortalecimento da vigilância sanitária e do SUS.
Deliberações do dia
Entre as decisões aprovadas na reunião, destacam-se:
- Consulta Pública para regulamentar a Lei 15.154/2025, sobre requisitos técnicos e procedimentos simplificados para produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes produzidos artesanalmente. O texto ficará em consulta por 45 dias.
- Relatório de Avaliação do Resultado Regulatório (ARR) da RDC 750/2022, que permite utilizar análises de autoridades regulatórias estrangeiras equivalentes em processos de registro e pós-registro de medicamentos, produtos biológicos e insumos.
- Atualização da Instrução Normativa 389/2025, que trata de medidas temporárias de saúde em portos e aeroportos, adaptando-a ao fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) relacionada à Mpox.
- Aprovação de alterações em monografias de agrotóxicos.
Saiba mais
A reunião aconteceu na sala da Dicol, no Edifício Sede da Anvisa, em Brasília (DF), com transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Para assistir à reunião completa, clique aqui.
Fonte: Anvisa, em 24.09.2025.