Buscar:

Diretoria participa de reunião com participantes no Sindipetro-LP

Imprimir PDF
Voltar

4 06102025

Diretoria Executiva da Petros em reunião com participantes no Sindipetro-LP

Atendendo a convite, o presidente da Petros, Marcelo Farinha, e o diretor de Seguridade, Marco Aurelio Viana, participaram, na última quinta-feira (2/10), da Reunião Mensal do Departamento de Aposentados do Sindipetro-LP, em Santos. A cidade é uma das regiões com maior concentração de participantes da Petros.

O encontro reuniu mais de 200 participantes e foi marcado por uma apresentação das principais diretrizes da atual gestão, com foco na melhoria da experiência dos participantes, mitigação de riscos e aumento da eficiência. “Completei dois meses à frente da Petros e estou muito honrado de presidir uma entidade que possui uma missão tão nobre e conta com uma equipe técnica altamente qualificada. Estamos comprometidos em resolver questões fundamentais para melhorar a vida dos nossos participantes”, destacou Farinha ao iniciar sua apresentação.

Farinha falou sobre a estratégia de imunização dos investimentos (casamento do fluxo do ativo com o passivo), que tem possibilitado mais segurança. O presidente informou, ainda, que todos os planos da Petros, como os PPSPs e PP-2, estão performando acima do objetivo de retorno no acumulado do ano.

Um dos temas centrais do encontro foi a busca por uma solução viável para os planos de equacionamento do PPSP-R e do PPSP-NR, que vem sendo tratada no âmbito da Comissão Quadripartite, composta pelas entidades representativas (FUP, FNP, Conttmaf, Fenaspe e Ambep), Petrobras, Petros e com a participação da Previc e Sest. Farinha falou sobre as etapas do processo e destacou o compromisso dos envolvidos com o tema.

O diretor Marco Viana apresentou os avanços na qualidade dos serviços oferecidos aos participantes, como a redução no tempo de concessão de benefícios e a melhoria nos indicadores de transparência, relacionamento e atendimento. "Temos trabalhado para melhorar a experiência dos nossos participantes e precisamos estar cada vez mais preparados para o cenário de aumento crescente da longevidade. Para se ter uma ideia, a idade média dos nossos participantes é de 61 anos. Aqui em Santos, mais de 64% têm acima de 60 anos – incluindo seis centenários", frisou Marco Viana.

Na sequência da apresentação, o presidente e o diretor da Petros dedicaram mais de duas horas para esclarecer dúvidas dos participantes. Reforçando o compromisso da Fundação com a escuta ativa e a melhoria contínua, foi aplicada uma avaliação ao fim do encontro. Os participantes avaliaram positivamente a apresentação e destacaram a importância da realização de mais encontros presenciais.

Fonte: Petros, em 06.10.2025.