Banner
Buscar:

Diretoria Colegiada valida riscos corporativos prioritários para o quadriênio

Imprimir PDF
Voltar

Riscos são definidos a partir dos objetivos estratégicos

Após a aprovação do mapa estratégico e da atualização do planejamento estratégico do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a autarquia segue aprimorando seus processos de governança e integridade. Na última semana, foram validados os riscos corporativos, priorizados pela instituição, na reunião da Diretoria Colegiada.

A definição dos riscos prioriza um esforço da gestão em aprimorar a governança da autarquia e definir estratégias de gerenciamento dos riscos.

A partir da definição dos objetivos estratégicos da autarquia, elencados no mapa, foram definidos 10 riscos, divididos em quatro áreas temáticas: orçamentário, humano, operacional e de conformidade.

Os riscos estão relacionados com a atuação do DNIT e vão desde a possível falta de pessoal ou indisponibilidade orçamentária até a paralisação de obras pelos órgãos fiscalizadores.

Para cada risco corporativo, é elaborado um plano de ação que define mecanismos de controle para que sejam evitados ou até mitigados. Cada plano possui um setor responsável pelo seu controle e monitoramento.

direx3.jpg

A Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação apresentou também na mesma reunião da colegiada o Painel de Gestão Estratégica, que permite aos responsáveis visualizar os objetivos estratégicos e os riscos corporativos. Assim, é possível acompanhar a avaliação de riscos, atividade de controle e monitoramento.

Dessa forma, o gerenciamento dos riscos passa a ter uma melhor visualização e acompanhamento pelas áreas e pelos setores responsáveis, auxiliando a diretoria na tomada de decisões estratégicas para a autarquia.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social - DNIT, em 10.10.2019.