Princípios para o Investimento Responsável é uma iniciativa internacional da ONU
O diretor de Planejamento Marcus Madureira participou de sua primeira reunião no conselho do PRI, entre os dias 7 e 9 de março, em Londres. Marcus foi eleito para o mandato 2018-2020 do conselho. O PRI é uma iniciativa internacional da ONU lançada em 2006, da qual a Previ foi a primeira signatária da América Latina. O diretor explicou a importância de ser um dos membros do conselho do PRI:
“Participar desse colegiado, vinculado a uma das maiores e mais respeitadas organizações mundiais, significa garantir que a Previ tenha voz e acesso às discussões estratégicas a respeito da sustentabilidade, bem como avaliar sua aderência às melhores práticas internacionais de gestão de investimentos responsáveis. A nossa participação na primeira reunião do Board só me deu a certeza de que a Previ avançou muito na temática da sustentabilidade, incorporando cada vez mais aspectos ambientais, sociais, de governança e de integridade nos processos de investimento e desinvestimentos”.
O colegiado do PRI é composto por 13 membros, com presença dos dirigentes dos principais fundos de pensão do mundo, como o CalPERS (EUA) e GPIF (Japão). A Previ faz parte do conselho desde a fundação da iniciativa.
Os seis princípios do PRI têm como finalidade viabilizar a incorporação das questões socioambientais e de governança às práticas de análise, decisão e gestão de investimentos, além de fomentar a transparência e o engajamento dos investidores na disseminação do investimento responsável.
Nesse contexto, durante a primeira reunião do Conselho em 2018, foram debatidos temas sobre o futuro do mercado de capitais frente às mudanças ambientais e tecnológicas, riscos estratégicos e regulação, dentre outros assuntos e deliberações.
A Previ está integrada aos debates ligados ao investimento responsável em cumprimento ao seu dever fiduciário, uma vez que o pagamento de benefícios aos associados é um objetivo de longo prazo que se vincula diretamente à construção de um ambiente de negócios sustentável.
Mais informações sobre o PRI estão disponíveis no site da iniciativa: www.unpri.org
Fonte: Previ, em 06.04.2018.