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Demandas e feedback das EFPC são ressaltados em Roadshow Regional Sul da Conecta

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A escuta das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) sobre demandas por soluções que auxiliem em seus processos é parte essencial do trabalho da Conecta. No Roadshow Regional Sul, realizado no dia 22 de julho, os Diretores e dirigentes compartilharam esse e outros pontos que fazem da Conecta uma via para redução de custos intermediando e fornecendo soluções associativas ao sistema.

Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Conecta, abriu a reunião falando sobre a oportunidade de engajamento do sistema em busca dessas soluções. "A Conecta é a nossa mais jovem empresa, que nasceu dentro do nosso Conselho Deliberativo em 2016, com 90% do capital pertencente à Abrapp e 10% à UniAbrapp". Ele conta que inicialmente a empresa começou suas atividades com a gestão do Centro Educacional e, rapidamente incorporou novas atividades no sentido de buscar soluções associativas.

Rodrigo Sisnandes, Diretor Executivo da Regional Sul, ressaltou que o segmento de previdência complementar cuida do longo prazo, com um valor agregado importante. "A crise atual decorrente da pandemia do novo coronavírus prova a resiliência do segmento, mas nos deixa ensinamentos e desafios, e nosso produto acaba sendo cada vez mais necessário. Cabe a nós, associadas, não sermos apenas administradores, mas também empreendedores. Nada mais fundamental do que empreendermos na gestão, e para isso a Conecta é uma parceira importante". Ele enfatizou a necessidade de levar as demandas do segmento para que a Conecta possa buscar soluções. "Quanto mais a gente se unir em busca de soluções, maior será o ganho de escala".

A Diretora Executiva da Regional Sul, Cláudia Trindade, também estava presente na reunião e destacou que a Conecta é um instrumento de redução de custos com compartilhamento de soluções tecnológicas e serviços. Cláudia, que também, é Diretora Acadêmica da UniAbrapp, mencionou os trabalhos que a Universidade Corporativa vem fazendo em prol do crescimento e melhoria do segmento de previdência complementar fechada.

Os demais dirigentes da Regional Sul elogiaram o trabalho da Conecta na escolha criteriosa de parceiros e o atendimento diferenciado que estes têm demonstrado desde a etapa de prospecção, além disso destacaram a agilidade da empresa na construção de soluções para demandas trazidas recentemente, dentro do processo de Planejamento Estratégico da Abrapp. Dentre os pleitos e sugestões está o desenvolvimento de softwares de gestão operacional das entidades.

Nesse sentido, já está em estudo pela Abrapp, junto à Conecta, soluções para atender a essa demanda. Além disso, uma pesquisa foi enviada às associadas para fazer um mapeamento da situação atual das EFPC no uso de ERP, visando mapear a condição atual da estrutura tecnológica e, assim, trabalhar na construção de uma solução mais assertiva. A pesquisa ainda está no ar e foi encaminhada por e-mail para às entidades (saiba mais).

O Diretor Administrativo da Conecta, Devanir Silva, complementou dizendo que a Conecta nasceu para o sistema, e cada associada tem uma parte na empresa. "A Conecta tem o propósito de servir e trazer soluções, e é nesse sentido que estamos trabalhando duro. Temos uma estrutura montada para nós".

Atendimento a demandas – Claudia disse que o compartilhamento das soluções visa trazer desoneração, e para isso é preciso trabalhar soluções escaláveis. "A eficiência operacional é o nosso desafio. O propósito da Conecta é conectar a demanda do ambiente com o que tem disponível no mercado. Vamos sempre buscar atender aos interesses do nosso ambiente", disse. Para isso, Claudia ressaltou a importância de escutar as associadas sobre as demandas que o segmento possui, e esse é um dos objetivos dos roadshows.

O trabalho de ouvir as EFPC é a etapa mais importante dentro do trabalho da Conecta, disse Claudia. "É dali que a gente extrai necessidades, dores, demandas para trabalhar na identificação de soluções e potenciais parceiros". Essas soluções podem estar prontas, sendo trabalhada a forma de distribuição, quanto modelada junto à Conecta para se adequar ao perfil do sistema. Claudia reforçou que o feedback das entidades é muito importante para validar se o processo adotado pela Conecta para busca de soluções está adequado.

Tecnologia e serviços – A Conecta está focada na geração de facilidades, conforme destacou Luís Ricardo, e neste momento, há um investimento em tecnologia que deve ser feito. "Vemos uma carência do nosso segmento nessa área". Para ingressar no mundo da tecnologia, foi organizado pela Conecta, em conjunto com a Abrapp e a Shawee, o Hack'A'Prev, hackathon de 48 horas onde desenvolvedores, profissionais de UX, business e marketing se uniram a especialistas em previdência privada em busca de soluções para o sistema.

Agora, a Conecta parte para uma segunda etapa dessa onda tecnológica com o Hupp, hub de tecnologia organizado com apoio da Abrapp e parceria com a LM Ventures e que visa apoiar startups a construírem soluções para as EFPC. "Na busca dessas soluções, é fundamental ouvir vocês", reiterou Luís Ricardo. O Hupp foi lançado oficialmente no dia 1º de junho com dois editais: um de chamada das entidades parceiras, e outro para a chamada das startups. Foram selecionadas 10 fundações por meio do edital e as startups estão em processo de seleção.

A Central de Serviços também foi um pleito nascido dentro do ambiente da Abrapp, direcionado sob o aspecto de vendas. "Olhando a necessidade de sermos competitivos, trabalhando mais a questão de marketing e vendas, surgiu a necessidade de um braço para trabalharmos soluções nessa área", explicou Claudia, reforçando que a central está em fase de implantação. "A proposta será trabalhar desde a parte de marketing, vendas, atendimento e relacionamento, cobrindo toda a jornada do participante, desde sua prospecção até a ponta do relacionamento com a entidade".

Na próxima semana, ocorrem os últimos roadshows da Conecta. Veja as datas dos próximos encontros:

28/07 - Regional Sudoeste - das 15h30 às 17h30

30/07 - Regional Sudeste - das 15h30 às 17h30

Fonte: Abrapp em Foco, em 23.07.2020