O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), representado pelo seu presidente, Angelo Vattimo, foi instado pela diretoria do Hospital Nove de Julho para uma reunião, ocorrida na Sede do Conselho, em 19 de fevereiro na sede. Na pauta, assuntos relacionados ao atendimento ao paciente e, ainda, sobre os (inúmeros) desafios impostos pelas operadoras de saúde suplementar. O encontro presencial foi solicitado por conta do reconhecimento daquela instituição do empenho da Casa na defesa dos médicos paulistas.
Além de Vattimo, pelo Cremesp participou Joaquim Claro, coordenador do Departamento Jurídico, e também coordenador da Câmara Temática de Valorização do Médico e Assistência em Saúde. Representando o Hospital Nove de Julho marcaram presença Beatriz da Silva Costa Cortizo, diretora clínica, e Maurício Rodrigues Jordão, diretor técnico, que aproveitaram a ocasião para relatar suas experiências institucionais, bem como para aprofundar discussões envolvendo as dificuldades enfrentadas pelas instituições hospitalares para prestar o atendimento adequado e digno ao seu público.
Entre as questões mais pontuais figuraram aquelas voltadas a atender, ao mesmo tempo, os interesses das operadoras de saúde, dos pacientes, e da administração dos ambientes hospitalares, que, por sua vez, precisam cumprir diversos requisitos do ordenamento jurídico, além de as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Na prática, a conversa teve como objetivo o alinhamento e a aproximação institucional, e deixou claro que o Hospital Nove de Julho tem bastante interesse em realizar atividades conjuntas com Cremesp. Ambas as diretorias, inclusive, planejaram para os próximos meses encontros voltados a temas como os enfrentamentos diários dos responsáveis técnicos dos hospitais, incluindo discussão sobre casos concretos, a ser expandida a outras instituições hospitalares.
Também ficou alinhavada a formação de um grupo de trabalho para subsidiar a agenda da Câmara Temática de Valorização do Médico e Assistência em Saúde, do Cremesp. Diga-se de passagem, os médicos Maurício Jordão e Beatriz Costa receberam um convite para participarem dessa instância, formalizado pelo coordenador Joaquim Claro.
Fonte: Cremesp, em 20.02.2025