Buscar:

Corregedoria da Susep tem desempenho de destaque entre órgãos federais

Imprimir PDF
Voltar

Idecor é o indicador da CGU que mede o desempenho e a execução da atividade correcional no âmbito do Poder Executivo Federal

imagem (83).jfif

Rio de Janeiro, 23 de maio de 2025. A Superintendência de Seguros Privados (Susep) foi classificada no grupo 2 do Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional (Idecor), ferramenta criada pela Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Portaria Normativa CGUnº 181, de 31 de outubro de 2024, para pontuar e classificar a atuação das unidades correcionais no âmbito do Poder Executivo Federal. O grupo 2 engloba os órgãos e entidades que obtiveram a segunda melhor avaliação, com notas entre 7,0 e 9,0.  

De acordo com a CGU, o índice visa, especialmente, constituirum método de avaliação da performance das Unidades Setoriais de Correição USCs integrantes doSistema de Correição do Poder Executivo Federal SisCor,por faixas de pontuação, organizadas em um total de cinco grupos.

Para determinar a pontuação, o Idecor utiliza diversos indicadores, como, por exemplo, previsãoformal da unidade de correição na estrutura da instituição; o grau de transparência das ações de correição, o tempo médio dos procedimentos investigativos e dos processos correcionais; o percentual de efetividade dos processos correcionais; dentre outros.

Para o corregedor da Susep, José Antonio Meyer, o resultado obtido pela autarquia deve ser enaltecido, especialmente diante da falta de servidores. “A classificação da Susep no segundo grupo melhor avaliado é um importante resultado para a instituição e é fruto da dedicação e do comprometimento da equipe que se esforça diariamente para garantir a lisura e a efetividade dos processos correicionais. É importante ressaltar que, mesmo com uma equipe pequena, a corregedoria da Susep tem alcançado bons resultados e continuará, cada vez mais, aprimorando sua atuação”.

Alessandro Octaviani, Superintendente da Susep, também destacou o resultado alcançado no Idecor. “Sabemos que a atuação correicional é muito importante para garantir a credibilidade de uma instituição e a classificação alcançada pela nossa corregedoria perante a CGU é resultado do trabalho sério, dedicado e de excelência que vem sendo realizado, nos últimos anos, pelo nosso corregedor, José Meyer, e pela sua equipe.”

Ao todo, 169 unidades correicionais do Poder Executivo Federal foram analisadas, de acordo com o resultado divulgado no site do Idecor.

Fonte: SUSEP, em 23.05.2025.