Buscar:

Coronavírus: ANS realiza reunião sobre Atenção Primária à Saúde no contexto da pandemia

Imprimir PDF
Voltar

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará no dia 21/05, às 13h30, a reunião virtual “Atenção Primária à Saúde (APS) em tempos de Covid-19”. O objetivo do encontro é apresentar um panorama geral sobre o novo papel da atenção primária no contexto da pandemia. 

Na reunião, será apresentada a experiência da Cambridge Health Alliance (CHA) nos Estados Unidos e abordados temas como o “novo normal” em Atenção Primária à Saúde e o papel das operadoras de planos de saúde nesse contexto. Clique aqui para acessar a programação completa do evento.

A participação é gratuita, aberta a todos os interessados, e poderá ser acompanhada por meio do seguinte link. A ação é uma iniciativa da ANS em parceria com o Institute for Health Care Improvement (IHI), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que compõem a equipe responsável pelo Projeto Cuidado Integral à Saúde - Projetos-Piloto em APS, e faz parte de uma série de ações que a Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES) da Agência vem realizando no contexto da pandemia.  

Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde 

A ANS possui diversas ações de indução de melhoria da qualidade em saúde, dentre elas, o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde, que tem como primeiro módulo o Programa de Certificação em APS. Instituída pela Resolução Normativa nº 440/2018, é uma iniciativa de adesão voluntária e tem o objetivo de incentivar a adoção da atenção primária na saúde suplementar brasileira. 

O Programa tem como base os principais pilares nacionais e internacionais de estruturação dos cuidados primários à saúde, tais como: 

  • APS como porta de entrada do sistema – primeiro contato e acolhimento; 
  • Longitudinalidade do cuidado; 
  • Alta coordenação do cuidado; 
  • Integralidade do cuidado; 
  • Heterogeneidade das demandas; 
  • Centralidade no paciente e sua família; e 
  • Orientação ao paciente e à comunidade.  

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: ANS, em 19.05.2020