Governo do Distrito Federal comemorou 10 anos de utilização do Sistema
Eletrônico de Informações (SEI) e homenageou servidores em evento
A Coordenadora de Processos e Governança de TI da Funpresp-Exe, Riane de Oliveira Torres Santos, foi uma das servidoras homenageadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF), nesta terça-feira, dia 16 de setembro, por atuar na implementação, capacitação e apoio à gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI-GDF) que completou 10 anos de uso na administração pública.
No último dia 16, na Escola de Governo (Egov), a Secretaria de Economia (Seec-GDF) promoveu o Workshop SEI-GDF 10 anos, que reuniu servidores participantes da implantação da plataforma. O SEI é responsável por modernizar a tramitação de processos na administração pública. Em entrevista, a coordenadora de processos e governança de TI explica a importância do SEI, os desafios para a implementação do sistema e a influência do projeto em seu trabalho. Confira abaixo.
Qual foi o seu papel na implementação, capacitação e apoio a gestão do Sistema Eletrônico de Informações (SEI- GDF)?
Estive a frente do time que realizou a implementação do SEI em todos os órgãos (mais de 100) da administração pública direta e indireta do Governo do Distrito Federal entre 2016 e 2019.
Quais foram os desafios dessa implementação? Após 10 anos de sucesso, como você vê a atualização da plataforma?
Foram muitos desafios, principalmente o fato de termos uma equipe de apenas 11 pessoas para conduzir essa implementação, em um período muito curto de tempo. Então a estratégia foi realmente montar um projeto pautado em colaboração e agilidade, no qual criamos estruturas descentralizadas de implantação em cada um dos órgãos, sendo liderados e acompanhados por nosso time.
O modelo de colaboração e agilidade que criamos foi premiado no Prêmio Inova Brasília de 2017, virou case no Congresso do CONSAD (um dos principais encontros sobre Gestão Pública no Brasil) e permitiu que vários servidores do nosso time recebessem diversos reconhecimentos de mérito no âmbito da administração pública.
O GDF foi a primeira estrutura de Governo a ter os seus processos administrativos 100% eletrônicos e virou referência para outros estados, a exemplo de Minas Gerais, Bahia, Piauí e Rio de Janeiro.
Após 10 anos de sucesso vejo o SEI como o sistema que continua sendo inovador, com uma comunidade engajada que promove avanços contínuos. Por exemplo, a próxima versão do SEI (5.1), prevista para o 1º semestre do ano que vem já virá integrado com recursos de Inteligência Artificial nativamente.
Qual a importância do SEI para a administração pública?
O SEI hoje é o maior sistema estruturante da administração pública. O SEI elimina custos com papel, logística, acelera o trâmite processual e promove a transparência e a melhoria de processos. O SEI, por exemplo, minimizou os impactos da pandemia, tendo em vista a possibilidade de as pessoas poderem atuar nos seus processos eletrônicos de casa.
Como a sua experiência no GDF influencia o seu trabalho na Funpresp-Exe?
A bagagem de liderar um projeto de tamanha magnitude influencia a minha atuação em diversas frentes na Funpresp-Exe. Cada órgão implantado era uma experiência distinta e isso aprimorou as minhas habilidades de liderança, negociação, governança, gestão de processos e gestão de conflitos. Vejo também que ganhei um network imenso, que me permite me conectar com vários outros órgãos/empresas e trocar experiências.
Fonte: Funpresp, em 19.09.2025.