Buscar:

Conselho Fiscal: planos do Sebrae Previdência registram crescimento

Imprimir PDF
Voltar

A última reunião do Conselho Fiscal do Sebrae Previdência, deste exercício, aconteceu na manhã da quinta-feira (16), em formato híbrido. Aberta pelo presidente André Dantas, a pauta do dia foi iniciada com a apresentação dos resultados dos investimentos. Segundo relatório gerencial de outubro, mesmo diante de um cenário de queda de preços dos ativos financeiros (Renda Fixa e Renda Variável), fruto de um ambiente macroeconômico mais desafiador, em razão da piora fiscal e pressão inflacionária, os resultados da carteira de investimentos foram positivos. Foi demonstrado que, na média, os planos de previdência abertos e fechados estão com resultados inferiores ao do Sebrae Previdência, nesse cenário tão desafiador. Os resultados positivos do Instituto foram obtidos pela postura mais tática da gestão de investimentos, que agiu prontamente reduzindo as posições de maior risco em sua carteira, à medida que cenário econômico se deteriorava. Com isso, o patrimônio do Plano SEBRAEPREV apresentou crescimento de R$ 25 milhões, até novembro de 2021. O plano Valor Previdência apresentou um crescimento substancial de 22%, fruto do resultado positivo da carteira de investimento e de um fluxo previdencial que se mantém expansão.

A respeito dos impactos relacionados às alterações do Regulamento do Plano SEBRAEPREV, vale destacar que a arrecadação das contribuições básicas aumentou. Entre os meses de julho e novembro, o valor médio aumentou 55%, em relação ao mesmo período de 2020.

A Diretoria Executiva detalhou algumas das ações do Instituto, com a apresentação do Desempenho Estratégico Institucional. De acordo com o documento, a comunicação tem depositado esforços nas redes sociais, com alta produção de vídeos e conteúdo de educação financeira. Outro foco tem sido em ações comerciais. O Sebrae Previdência, por meio de consultoria especializada, executará a gestão de funil de vendas para o plano Valor Previdência.

Já aderente ao Pacto Global, o Instituto, por meio do seu Núcleo de Sustentabilidade, apresentou alguns dos indicadores das metas para 2022: aumentar em 30% o número de soluções sustentáveis; em 30% o público nas ações de educação financeira e previdenciária; e ampliar em 50% ações de apoio à comunidade. Essa última está com a campanha Cooperação que Nutre em andamento, que consiste em arrecadação de cestas básicas para doação a famílias carentes do Distrito Federal.

Fonte: Sebrae Previdência, em 16.12.2021.