Conselho Deliberativo da Petros: indicação de novos membros suplentes de representação das patrocinadoras
A Petros informa que foram indicados os nomes de Leonardo de Souza Urpia e Pedro Jardim de Paiva Barroso como representantes das patrocinadoras como membros suplentes no Conselho Deliberativo, em substituição a, respectivamente, Rafael Crespo Rangel Barcellos e Telmo Medeiros Lopes, que terminam seus mandatos em 1/11.
É importante lembrar que, seguindo o Estatuto da Petros, cabe às patrocinadoras a indicação de três representantes para o Conselho Deliberativo e seus respectivos suplentes. Os outros representantes titulares dos colegiados, e seus respectivos suplentes, são eleitos pelos participantes.
Para tomar posse, os novos conselheiros suplentes de representação das patrocinadoras precisam ser habilitados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Como parte do processo de habilitação junto ao órgão regulador, conforme estabelece a Resolução nº 23/2023 da Previc, publicamos as declarações de propósito dos novos conselheiros indicados.
Declaração de propósito de Leonardo de Souza Urpia
Declaração de propósito de Pedro Jardim de Paiva Barroso
Saiba mais sobre o conselheiro suplente indicado para o CD Leonardo de Souza Urpia
Leonardo de Souza Urpia possui sólida trajetória no setor de óleo e gás. Desde 2003, trabalha na Petrobras, onde atualmente coordena Projetos Especiais de Exploração & Produção no Gabinete da Presidência.
Ao longo da carreira, desenvolveu ampla experiência em gestão de pessoas, processos administrativos, contratos, jurídico, relações institucionais, negociação coletiva e representação sindical, com alta capacidade de liderança, planejamento, resolução de conflitos e gestão de equipes multidisciplinares. Atuou em fusões e aquisições, gestão de portfólio, parcerias e desinvestimentos, além de integrar conselho de administração no setor industrial.
Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas (FLACSO) e mestrando em Gestão Empresarial (FGV), é graduado em Direito (UNIME) e possui especializações em Governança Corporativa (IEL/FINDES) e Gestão Estratégica em Políticas Públicas (UNICAMP). Também é Técnico de Operação de Petróleo e Gás pela Petrobras.
Saiba mais sobre o conselheiro suplente indicado para o CD Pedro Jardim de Paiva Barroso
Pedro Jardim de Paiva Barroso é gerente jurídico responsável pelo atendimento da Diretoria Financeira e de RI da Petrobras e por coordenar a defesa da Petrobras em disputas internacionais.
Advogado da Petrobras há 17 anos, atua há 9 anos como responsável pelo assessoramento jurídico à Diretoria Financeira e de Relacionamento com Investidores, assim como na defesa dos interesses da companhia em todas as suas disputas internacionais. Além disso, atua em temas de regulação do mercado de capitais, captações de recursos, operações financeiras, previdência complementar, processos administrativos perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e arbitragens internacionais.
Em 2013, obteve LL.M. (Master of Laws) pela University of California, Davis (UC Davis) e possui especializações em arbitragem doméstica e internacional pela University of Dundee, na Escócia, e pelo IBMEC.
Fonte: Petros, em 07.10.2025.
