Buscar:

Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência: Política de Investimentos para 2022 é aprovada

Imprimir PDF
Voltar

E mais: taxa de juros pré-fixada de empréstimo é alterada, mas segue abaixo do praticado por bancos

Final de ano chegou, e com ele a constatação de muitos desafios superados. Essa certeza foi percebida ao longo da última reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae Previdência, ocorrida na sexta-feira (17), em formato híbrido. Segundo o presidente do CD, Evandro Nascimento, o Instituto seguiu atento ao contexto macroeconômico, do Brasil e do mundo, e o cenário atual ainda apresenta a realidade de juros e inflação altos.

A pauta do dia foi iniciada com o Painel de Investimentos, ação que promove profundo debate das questões relacionadas aos investimentos dos planos SEBRAEPREV e Valor Previdência, permitindo a avaliação de oportunidades futuras, sempre priorizando rentabilidade e segurança dos Participantes.  Moderado pelo conselheiro José Gava Neto, o painel contou com a participação e análises do Economista-Chefe da SulAmérica, Newton Rosa; do Consultor Nathan Batista, da ADITUS Consultoria; e dos Diretores de Investimentos Luciana Gomes (Sistel), Rodrigo Barata (Fundação Libertas) e Victor Hohl (Sebrae Previdência). Segundo dados apresentados pelo economista Newton Rosa, o cenário global para 2022 é realmente bem desafiador. No Brasil, a inflação ao consumidor segue resiliente no curto prazo, mas deve ceder à frente. O Banco Central deve perseguir patamar de juros suficientemente contracionista para ancorar as expectativas no horizonte relevante da política monetária.

PROJETOS APROVADOS

Política de Investimentos para 2022-2026

A Política de Investimentos foi aprovada, com manutenção dos perfis e alteração dos benchmarks:

  • Perfil Conservador: CDI + 0,66% para 110% do CDI
  • Perfil SEBRAEPREV - Moderado: CDI + 1,76%, para 118% do CDI
  • Perfil Arrojado: CDI + 2,41%, para 126% do CDI

Alteração da Taxa de Empréstimo Pré-Fixada

A alta nas taxas de juros no mercado que opera com crédito tem sido motivada pelo aumento da taxa Selic, e da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Diante desse cenário, e após ampla discussão, considerando a necessidade de manter uma taxa atrativa aos participantes, e ao mesmo tempo a manutenção da rentabilidade da carteira de empréstimos, o Conselho Deliberativo aprovou a alteração da taxa pré-fixada de 0,97523% para 1,05% a.m. Mesmo com o aumento, o Sebrae Previdência segue com taxa 56% menor em comparação às vinte instituições (Bancos e Seguradoras) com as menores taxas.

PTA - Treinamentos, Congressos e Seminários

O projeto diz respeito à capacitação e qualificação da equipe técnica, bem como dos conselheiros que necessitam do apoio do Instituto para a realização dos treinamentos necessários a suas recertificações.

5º Ciclo de Planejamento Estratégico 2023/2026

Para a condução do próximo ciclo do planejamento, o Conselho Deliberativo aprovou o projeto que diz respeito à elaboração de diagnóstico situacional, construção do Mapa Estratégico Institucional, desenvolvimento das Trilhas Estratégicas Corporativas e do Plano de Gestão.

Processo Eleitoral

Para a composição dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, em 2023, o Sebrae Previdência dará início ao processo eleitoral já no próximo exercício. Esse processo envolve a contratação de módulo de eleição eletrônica, auditoria independente de sistemas, campanha de divulgação e  consultoria jurídica.

Planejar, Comunicação, Relacionamento e Comercialização

Os projetos relacionados a esses temas foram aprovados, e englobam ações como: execução e gestão de funil de vendas para os produtos do SEBRAE PREVIDÊNCIA, a implementação do Programa de Preparação para Aposentadoria, realização da Feira da Previdência, além das ações com foco em educação financeira executadas por meio das redes sociais.

SEBRAEPREV Digital

O SEBRAEPREV Digital engloba ações que vão desde o aprimoramento da governança de tecnologia da informação à reestruturação do portal. Trata-se de um processo de transformação digital e maturidade de processos. O SEBRAEPREV Digital considera, por exemplo, melhorias no processo de adesão aos planos, integração com meios de pagamento, nova área restrita do participante, gestão de documentos e redução de riscos com o participante por meio de assinatura digital, prova de vida e checagem antifraude. Uma comissão especial dos conselheiros acompanhará todo esse processo.

Fonte: Sebrae Previdência, em 20.12.2021.