As EFPC vencedoras da 4ª edição do programa de concessão do Selo Nacional de Engajamento, promovido pela Abrapp, foram anunciadas nesta terça-feira, 1 de outubro. As ganhadoras da categoria ouro são Capof, EnergisaPrev, JusPrev e Quanta Previdência; da categoria prata Fundação Banrisul, Basses, Pouprev e Sabesprev, e da categoria bronze Fapes, Elos, Prevcom-BrC e Vexty.
Neste ano, todas as entidades e demais audiências souberam o resultado do programa em anúncio realizado durante webinar transmitido ao vivo pelo YouTube, que teve a participação do Diretor-Presidente da Abrapp, Jarbas Antonio de Biagi, e de Claudia Trindade, Diretora Vice-Presidente e responsável pelo Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, idealizador do programa.
“O Selo de Engajamento é um momento importantíssimo, de revisitarmos nossos valores, olharmos como está nossa equipe, o relacionamento, a entidade e o segmento”, disse Biagi na abertura do evento. Segundo ele, o principal objetivo do programa é fomentar o sistema a partir do crescimento das entidades, que melhoram a qualidade dos seus processos ao participarem ao se adequarem aos pré-requisitos do Selo de Engajamento.
Ele ressaltou que o segmento tem conseguido grandes avanços na legislação, como a opção pelo regime tributário no momento da obtenção do benefício ou primeiro resgate, a conquista da inscrição automática e a Resolução Previc nº 23/2023. “No programa previdenciário da nação brasileira, a previdência complementar é parte fundamental. Com um benefício complementar, a sociedade vive melhor. Nossa abrangência é grande”, completou Biagi.
O Diretor-Presidente disse ainda que a Abrapp se consolida pela força do coletivo. “Estar empenhado e engajado é muito importante para o time, porque o diferencial das entidades é o empenho e a busca contínua pela melhoria e aperfeiçoamento”, reforçou. “Além disso, o importante não é o tamanho da entidade, mas sim a confiança dos participantes em depositarem suas reservas, para no futuro receberem o benefício”.
Com 73 entidades associadas participantes, a pesquisa de 2024, conduzida pela consultoria Numera, bateu um recorde do número médio de adesões por entidade das pessoas que responderam ao questionário, ultrapassando os 87%.
Para Claudia Trindade também, esse é um dado importante, pois as EFPC têm o compromisso de cuidar das equipes, proporcionando segurança para as pessoas e felicidade no trabalho desenvolvido. “O trabalho que realizamos na previdência complementar é de amor ao próximo. Eu me sinto completamente engajada com a nossa causa. Para fazer com que as nossas equipes também estejam envolvidas com esse propósito, o Comitê de Gestão de Pessoas da Abrapp, agora em parceria com a Numera, criou o modelo do Selo de Engajamento”, destacou.
Ela reforçou que receber o Selo de Engajamento também tem relevância não somente para as vencedoras, mas por proporcionar um diagnóstico, que se consolida como uma base para desenvolvimento de ações em prol do engajamento das equipes.
Força do engajamento – O Diretor de People Analytics da Numera, Giovani Buchelt, definiu engajamento como algo que é conectado com os valores e as causas do que se quer defender. “Engajamento é um estado mental positivo de investimento de energia e esforço, ou seja, os colaboradores colocando força, energia, o esforço laboral nas atividades com as quais ele se identifica profissionalmente”, continuou.
Para trazer o exemplo de um caso de sucesso em engajamento, o webinar contou com a participação Maurício Antunes Maciel, HR Automation & Analytics Coordinator na Syngenta, empresa que enfrentou um número de demissões voluntárias acima da taxa esperada e teve que se organizar para ouvir seus colaboradores e entender o que eles apontavam como primordial para se manterem engajados.
A Syngenta contou com a consultora da Numera para realizar a Pesquisa de engajamento, e detectou a necessidade de colocar em prática alguns planos de ação para que o risco de saída voluntária fosse reduzido, o que de fato aconteceu, conforme demonstrou Maciel.
“Empresas que têm colaboradores que são muito engajados, em geral, colhem muitos benefícios em termos de qualidade, lucratividade e produtividade”, comentou Buchelt. “Elas também têm uma taxa de evasão, uma rotatividade de quadro 43% menor. Então, está bastante claro para a gente que gerar engajamento é mais interessante para a entidade, porque ela colhe resultados que são mais positivos”.
E o que promove engajamento? Buchelt apontou que empresas que adotam boas práticas, promovem um ambiente produtivo, de carreira e de feedback têm um público de colaboradores que chega a 70% de engajamento.
Com relação à pesquisa aplicada às associadas da Abrapp, as entidades que mais se destacaram e receberam as maiores notas de engajamento criaram um ambiente de pertencimento para o colaborador. O segundo aspecto apontado foi o suporte dado para o colaborador, que cria um ambiente de desenvolvimento profissional.
Além disso, foi vinculado ao engajamento de colaboradores a liderança positiva, ou seja, um suporte adequado da liderança. “Liderança que fornece feedback construtivo, de reconhecimento, que gera confiança, que gera justiça e que provê suporte para o desenvolvimento de profissionais”, explicou Buchelt.
Voz das premiadas – Ao final do evento, os representantes de cada entidade vencedora da categoria ouro expressaram seus agradecimentos e comentaram sobre a participação no programa.
Maria Jesus Castelo Branco, Diretora-Superintendente da Capof, apresentou dados da entidade que faz a gestão de R$ 300 milhões em recursos de uma massa pequena de 406 participantes, sendo 37 ativos. Com 57 anos, a entidade era patrocinada pelo Banco do Estado do Maranhão, e em outubro de 2004, passou a ser patrocinada pelo Banco Bradesco.
“A participação ativa dos colaboradores, envolvimento em todos os processos, o alinhamento com os valores da entidade, uniformização de linguagem e disseminação do conhecimento, são coisas que a gente preza demais”, disse. Todas as atividades são registradas, o que é uma forma da gente engajar também os órgãos estatutários para participar ativamente dessa gestão. Ela pontuou ainda que a Capof possui plano de negócio e sucessão, treinamentos, manual de processos, e mais de 30 normativas internas. “Nosso perfil é pequeno, mas a gente tem tudo”, ressaltou.
Francisco Borges, Diretor-Presidente da JusPrev, agradeceu o reconhecimento dos representantes da entidade. “A JusPrev é uma entidade que trabalha nessa missão, apesar de ser os enxutos, temos toda essa colaboração que tem sido efetiva”, destacou.
Com 4 mil participantes de 104 associações em todo o Brasil, a entidade administra pouco mais de meio bilhão de recursos dos planos de previdência. “Tem sido um reconhecimento, nós temos tentado levar com um olhar mais humanizado para que a nossa entidade possa atingir os objetivos”, disse.
Representando a EnergisaPrev, Vanessa Rodrigues de Jesus, gerente de pessoas da entidade, destacou que o Selo de Engajamento representa um chamado para a ação de todas as fundações que desejam criar esse ambiente de trabalho mais colaborativo e engajado. Conquistar essa certificação é um compromisso contínuo com a nossa excelência e com a nossa responsabilidade”.
Ela ressaltou o papel dos líderes na qualidade de vida dos times, e que por isso, ao longo de 2024, foram realizadas ações como treinamentos para a liderança e voltados ao crescimento e desenvolvimento do time. “No meio do ano nós reunimos todos os nossos colaboradores, paramos quatro dias e fizemos uma reflexão sobre o nosso planejamento estratégico. Foi um momento de muita participação, colaboração e muita troca entre todos os colaboradores”, pontuou. “Esse ano, na pesquisa seu engajamento, nós alcançamos 100% de adesão. Foi muito gratificante a participação de todos e eu tenho certeza que esse reconhecimento nos levou a sermos reconhecidos como ouro, o que representa um marco muito importante para a EnergisaPrev”, completou.
Denise Maidanchen, Diretora Executiva da Quanta Previdência, destacou que a entidade associativa está completando 20 anos, com 220 mil participantes e quase R$ 7 bilhões em recursos administrados. “Me sinto muito honrada de receber em nome desse time algo que representa o nosso dia a dia”, disse.
Glauco Milhomem Balthar, Diretor de TI e Operações na Quanta Previdência, também ressaltou que a entidade tem feito muitos movimentos para criar um negócio simples, escalável e divertido. Por fim, a líder de Gente, Cultura e Educação, Mayara Santos, contou que a Quanta realizou uma transformação cultural para fortalecer o ambiente de trabalho. “Ano passado nós ficamos em 12º lugar no programa do Selo de Engajamento. Pra gente foi um aprendizado muito grande, e esse ano implementamos inúmeros planos de ação para fortalecer cada vez mais a nossa cultura. A gente trabalha nisso diariamente para fazer com que realmente a Quanta seja um lugar desejado pelos colaboradores”, ressaltou.
O webinar está disponível na íntegra por meio do canal da Abrapp no YouTube.
Fonte: Abrapp em Foco, em 01.10.2024