A Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde organizou, em 22 de maio, uma série de debates dentro do Conexões ABRAIDI, programa lançado em 2023, na mesma edição da Hospitalar, que neste ano foi realizada no São Paulo Expo. No evento, que integrou a agenda oficial da feira, foram discutidas estratégias para o acesso a dispositivos médicos no mercado brasileiro.
O primeiro painel do Conexões ABRAIDI, mediado pelo jornalista José Luchetti, foi palco de discussões sobre parcerias estratégicas para impulsionar o mercado de dispositivos médicos no Brasil. O gerente executivo da ABRAIDI, Davi Uemoto, contou como surgiu o Conexões e explicou os objetivos do programa, criado para conectar empresas internacionais e governos estrangeiros a parceiros brasileiros. A gerente de Ciências da Vida no Consulado Britânico no Brasil, Isabella Eichhorn, falou sobre os desafios semelhantes enfrentados por Brasil e Reino Unido na saúde pública. Já a especialista em Desenvolvimento de Negócios Internacionais da Link HBB (Health Beyond Borders), Patrícia Silveira, abordou o trabalho realizado para auxiliar fabricantes internacionais no processo de entrada no mercado de saúde brasileiro. Por fim, a CEO e fundadora da Hospp e da Zentys Medical, Soraya Capelli, tratou da informalidade que ainda existe nos negócios do setor e das ferramentas atualmente disponíveis para driblar esse problema.
O fundador da ICR5 Medical, Isac Ribeiro, foi o mediador do segundo painel e introduziu a temática que debateu estratégias para acesso aos mercados público e privado, incluindo plano de negócios e de vendas, sistemas de reembolso e modelos de distribuição — destacando que esse mercado consome R$ 50 milhões por ano. O CEO da Biocare Sparkia, Ronald Lorentziads, ressaltou as tecnologias disruptivas e as dificuldades enfrentadas em relação à logística. Já a gerente de Desenvolvimento de Negócios da LivaNova, Paula Cherin, explanou sobre a incorporação de novas tecnologias pelo mercado público e a relevância da ética nesse cenário. O CEO da CML, José Roberto Alegre, falou sobre o desafio logístico desde a negociação com fornecedores, a importância de um bom planejamento de compras com a diretoria de vendas — que conhece o mercado — e, por fim, a escolha do melhor meio de transporte e da forma mais eficaz para o desembaraço da mercadoria.
A importância da construção de uma estratégia regulatória sólida para a introdução de novos produtos no mercado brasileiro foi o tema do terceiro painel do Conexões, mediado pelo diretor técnico da ABRAIDI, Sérgio Madeira. Para a líder de Projetos do Sindasp, Angélica Marques, é fundamental conhecer as questões burocráticas envolvidas no processo de importação de produtos para a saúde, a fim de operar dentro das regras vigentes e “manter-se atento às regulamentações, atuando em ambientes associativos”. A gerente de Assuntos Regulatórios da Vera Rosas, Elaine Oliveira, abordou os caminhos para obter a aprovação de um produto no Brasil e os primeiros passos para se estabelecer de forma consolidada no país. O CEO da QC CERT, Marcelo Carrenho, expôs as dificuldades relacionadas às certificações exigidas para os produtos que ingressam no mercado nacional. Por fim, o CEO da LAS Brasil, João Bianchi, destacou os produtos que, em sua visão, são mais viáveis para o mercado de saúde — especialmente aqueles ligados à inovação.
Durante o evento, os presidentes da ABRAIDI, Sérgio Rocha, e do Sindasp, Elcio Isayama, assinaram a parceria EduComex para despacho aduaneiro, com o objetivo de auxiliar as empresas associadas a enfrentarem de forma mais eficaz os desafios do comércio exterior.
A Hospitalar, realizada anualmente com apoio institucional da ABRAIDI, reuniu mais de 85 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros, administradores hospitalares e empresários. Com cerca de 1.200 expositores de 50 países, o evento foi um espaço para a apresentação de inovações tecnológicas, produtos e soluções de gestão hospitalar. Além das exposições, a Hospitalar promoveu conferências, workshops e palestras com especialistas de diversos segmentos da saúde.
Fonte: Abraidi, em 23.05.2025.