A Conecta Soluções Associativas realizou uma apresentação técnica para as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) no Rio de Janeiro na última terça-feira, 10 de março. O evento aconteceu na sede da Fundação Real Grandeza e contou com a inscrição de 11 associadas da Abrapp. "Esse tipo de evento tem como objetivo apresentar o que a Conecta oferece em termos de soluções para as entidades e, principalmente, como nós as viabilizamos em um momento em que as próprias EFPC trazem suas demandas", explica a Superintendente Executiva da Conecta, Cláudia Janesko.
Durante o encontro, a Executiva realizou uma apresentação institucional da empresa, posicionando o quadro de soluções que a Conecta já oferece (leia mais e confira a lista dos parceiros). "É um ambiente de troca e uma oportunidade de estreitar o canal de comunicação entre as entidades e a Conecta", complementa. O evento contou também com outra apresentação técnica da Atlas Governance, um dos atuais parceiros da Conecta.
Em seguida, o Superintendente Geral da Abrapp, Devanir Silva, abordou a necessidade de buscar um novo design para o setor em uma exposição com o tema 'Um Novo Posicionamento do Sistema', levando o histórico da Previdência Complementar até o atual cenário, em que a Reforma da Previdência abre uma janela de oportunidades às EFPC. A primeira onda de inovação do sistema abordada por Devanir em sua apresentação é o modelo de planos instituídos e família. Já a próxima onda, contudo, exige reflexões que devem vir das lideranças dos conselhos e diretorias (leia mais).
Alinhada com essa visão sobre a necessidade de reposicionamento do sistema, a Conecta forma parcerias para ajudar as associadas da Abrapp a manterem uma abordagem mais estratégica, sem deixar de cumprir com suas obrigações regulatórias e legais. "Temos a necessidade de enxergar as entidades como um negócio e se posicionar nesse novo mercado", conta Cláudia. "Tudo o que a Conecta oferece em termos de soluções agrega valor e leva ganho de produtividade às EFPC", destaca.
Tecnologia na governança – Diante da necessidade de mudança de mindset, Eduardo Carone, CEO da Atlas Governance, fez uma palestra sobre o uso de tecnologia como forma de melhorar os processos de governança dentro das entidades, com o tema 'Como o fator humano e a tecnologia catalisam a boa governança'. "O trabalho de uma estrutura de governança em uma EFPC deve atender a uma série de outros stakeholders além dos participantes e das patrocinadoras. Mas existe uma carga muito grande de obrigações, normas, regimentos, ou seja, tudo que é obrigatório deliberar dentro de um conselho".
Eduardo, levantou o questionamento sobre como as altas instâncias das entidades podem ter eficiência na tomada de decisões e ainda pensar em uma visão estratégica. "O fator humano, na figura do conselho, define a pauta anual das entidades. Mas temos também o fator de tecnologia, que serve para automatizar todos os processos mecânicos e repetitivos. Isso libera um tempo considerável para que os colegiados possam se focar em outras temas relevantes", explica Carone.
Ele salienta que o objetivo de sua apresentação foi mostrar o uso da automatização de processos mais burocráticos por meio da tecnologia como forma de levar a alta governança das entidades a terem uma agenda mais focada em pessoas; políticas; inovação, propósito; incentivos; missão, visão e valores; responsabilidade social e ambiental; novas gerações; entre outros temas estratégicos.
"Hoje existe uma demanda bastante grande da sociedade sobre os conselhos e dirigentes das EFPC e empresas em geral. As companhias estão evoluindo muito rápido e os conselhos são o ponto focal de disseminação dessa nova cultura e ambiente. Construir uma boa governança que cumpra tudo que é obrigatório e ainda discuta as questões sociais é fundamental para qualquer organização", complementa o CEO da Atlas. Clique aqui para saber mais.
Os órgãos colegiados da Abrapp, Sindapp, ICSS e UniAbrapp já utilizam a plataforma Atlas Governance em suas reuniões com o objetivo de otimizar a dinâmica de convocação de reuniões, englobando o acesso à pautas e à documentação para apresentação prévia, estrutura de minuta de ata, ambiente de votação com registro, entre outras funcionalidades. A Conecta pretende realizar eventos semelhantes em outras cidades do país com a presença dos demais parceiros.
Fonte: Acontece Abrapp, em 17.03.2020.