A Conecta Soluções Associativas acaba de fechar uma parceria com a empresa Atlas, uma startup da área de governance tech, para oferecer uma ferramenta digital para facilitar a governança das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Denominado Atlas Governance, o produto é um portal que oferece uma série de facilidades para dinamizar as atividades da Diretoria, Conselhos Deliberativo e Fiscal, comitês e demais instâncias de governança das empresas e organizações.
“Para nós é um enorme orgulho ter a oportunidade de contribuir com a governança das EFPC brasileiras. Na esteira do processo contínuo de transformação digital, a tecnologia chega aos colegiados para ampliar a segurança da informação, otimizar o tempo das pessoas, aumentar a visibilidade e o controle de processos, e melhorar a experiência de membros e colaboradores das diferentes instâncias de governança”, diz Eduardo Carone, sócio-fundador e CEO da Atlas.
Trata-se de um software permite que as informações possam ser acessadas online em qualquer dispositivo, horário e lugar. “Nós automatizamos e trazemos agilidade à gestão e administração de toda a rotina de Conselhos e Comitês, desde o agendamento da reunião até o monitoramento da implementação do que foi nela decidido. Economizamos um tempo relevante dos conselheiros e da equipe de governança”, destaca Carone. Essa economia de tempo já vem sendo aproveitada por empresas como Riachuelo, Cyrela, Shopping Iguatemi, CVC Turismo, Even, Triunfo Participações, Direcional Engenharia e Hospital Sabará, que aderiram à ferramenta.
No setor da Previdência Complementar Fechada, o CEO da Atlas conta que a Forluz é um exemplo de entidade que já utiliza a ferramenta. Entre os atuais 60 clientes da Atlas, a Forluz é uma das cinco organizações que mais utilizam o portal com operações diversas. “O portal permite a interação rápida entre Diretoria, Conselhos e Comitês. Em uma fundação que tenha 4 ou 5 órgãos ativos de governança, o uso da ferramenta é muito intensa e realmente permite um processo de transformação digital da gestão”, diz o executivo.
Busca de soluções - Do lado da Conecta, a concretização da parceria reforça seu papel de buscar soluções de mercado para aperfeiçoar a gestão das associadas da Abrapp. “Nossa expectativa é de que, dentro do contexto de maior exigência dos nossos reguladores em relação ao registro e arquivamento dos processos decisórios e documentação de suporte, a solução da Atlas contribua com o fortalecimento dos processos de governança das Entidades, agregando maior agilidade e controle”, diz Cláudia Janesko, Executiva da Conecta.
Ela lembra que algumas entidades já vinham demandando este tipo de solução e ela está em linha com várias questões trazidas pelo Código de Autorregulação de Governança Corporativa, recém aprovado pelo sistema, o que deverá elevar a demanda. “Soluções como o Portal de Governança são importantes ferramentas para a inovação tecnológica almejada pelas entidades, além disso, atendem novas demandas trazidas pela LGPD”, comenta a Executiva.
Um dos pontos mais relevantes da solução, baseada em SaaS, é o investimento em segurança. Todos os dados são criptografados no ambiente da Microsoft Azure Cloud Computing e a Atlas realiza constantemente testes de invasão e análise de Código em seu sistema.
Trajetória - Focada na automatização da gestão de conselhos e comitês, a Atlas recebeu dois aportes de investidores para impulsionar sua atividade. O primeiro aporte foi proveniente de uma gestora de investimentos. O segundo foi captado de um grupo seleto formado por 21 investidores, entre eles, Leonardo Pereira (ex-presidente da CVM), Wilson Amaral (ex-CEO da Gafisa), Paulo Camargo (CEO do McDonalds America Latina), Diego Stark (Managing Director do fundo Southern Cross) e Julio Sergio Cardozo (ex-CEO Ernest & Young).
“Os investidores, todos conselheiros ativos no mercado, apostaram na simplicidade de uso, segurança e no preço acessível do Atlas Governance, para ganhar espaço em uma área promissora”, disse Carone. O executivo, que atuou como conselheiro em 22 empresas de diferentes portes, avalia o potencial deste mercado em R$ 1 bilhão só no Brasil, entre conselhos de administração e dos comitês de empresas privadas, públicas, EFPCs, bancos, instituições sem fins lucrativos, associações e cooperativas.
Mais informações pelo e-mail: conectasa@conectasa.com.br
telefone: (11) 2344-2591 ou 2592
Fonte: Acontece Abrapp, em 09.09.2019.