Buscar:

Conclusão de curso: Alunos do 1º MBA da UniAbrapp apresentam trabalhos finais

Imprimir PDF
Voltar

A primeira turma de MBA em Gestão de Previdência Complementar da UniAbrapp concluiu o curso no último sábado, 30 de junho, em São Paulo, com a apresentação dos trabalhos finais dos alunos. Mais de duas dezenas de participantes apresentaram os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) para uma banca de avaliadores de alto nível formada pelos professores Adelino De Bortoli Neto, Carlos Eduardo Luporini, Marcel Mariano de Oliveira e pelo diretor Presidente da UniAbrapp, Luiz Paulo Brasizza. Realizado em parceria com a Fundação Instituto de Administração da USP (FIA), o Coordenador do curso Almir Ferreira de Sousa, também prestigiou a apresentação dos trabalhos.

“A conclusão do primeiro MBA da UniAbrapp é de suma importância, pois serve de base dos trabalhos para a abertura de novas turmas. A apresentação dos trabalhos finais foi um momento extremamente enriquecedor, destacando a boa disposição de todos os alunos”, diz Brasizza. O Diretor Presidente da UniAbrapp avalia que a primeira turma de MBA atingiu todos os objetivos, pois os participantes puderam ampliar e atualizar a visão sobre todas as áreas de uma entidade fechada de previdência complementar.

Além da variedade de temas tratados em 34 matérias ao longo do curso, ele destaca ainda assuntos atuais, como por exemplo, a utilização de Inteligência Artificial na gestão dos planos de benefícios e no relacionamento com participantes. O MBA teve 600 horas, sendo 400 horas em sala de aula e 200, em trabalhos extra-classe.

“Na medida em que o programa foi estruturado em conjunto pela FIA e a UniAbrapp e conduzido pela Fundação, com sua expertise como Escola de Negócios, desde a seleção dos candidatos até o desenvolvimento dos conteúdos, com estratégias didáticas e um corpo docente diferenciados, esse MBA foi uma oportunidade de aprendizado para todos, com inestimáveis ganhos para alunos, professores, instituições e toda a sociedade,”, diz Almir Ferreira de Sousa.

Prêmio Itaú - A troca de experiências e o networking ocorridos durante o MBA foram alguns dos pontos positivos ressaltados pelos alunos. Isso permitiu, em alguns casos, a implementação de ideias inovadoras nas entidades nas quais eles atuam, como foi o caso de Moisés Muniz, Analista Sênior do Itaú Fundo Multipatrocinado (IFM). “A partir do intercâmbio com colegas do MBA, desenvolvemos um novo sistema de adesão eletrônica de participantes para a entidade”, comenta. O novo sistema ganhou uma importante premiação concedida aos profissionais do Itaú, o Prêmio Challenge do Itaú, no ano passado.

Durante o curso, o profissional do IFM tomou conhecimento do sistema de adesão utilizado pela Odebrecht Previdência, através de outro participante do MBA, Cristiano Verardo. O sistema foi desenhado junto com a área de TI do Itaú e contou com um aperfeiçoamento importante, com a inclusão do recurso da assinatura eletrônica. “O novo sistema permite a redução de custos e a documentação eletrônica de todo o processo, o que facilita também a fiscalização da Previc”, diz Moisés. Ele explica que os sistemas de acesso remoto passaram a ser permitidos a partir da Resolução nº 25/2017 do CNPC.

39º Congresso - Os trabalhos finais apresentados pelos alunos da turma do MBA estarão presentes no 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, que será realizado de 10 a 12 de setembro, em Florianópolis (SC). Os três melhores TCCs do MBA serão apresentados no Espaço da UniAbrapp durante o evento. Além disso, a turma de MBA receberá uma menção na sessão de abertura do evento.

Clique aqui para mais informações sobre os MBAs de demais treinamentos da UniAbrapp.

Confira depoimentos dos alunos:

“O MBA foi uma grande oportunidade de aprimorar os conhecimentos do sistema de previdência complementar, a partir da análise completa dos vários temas que envolvem o setor. A abordagem utilizada envolveu tópicos multidisciplinares, desde questões orçamentárias, atuariais e jurídicas até conteúdos relacionados à gestão, marketing e comunicação. Além dos conhecimentos teóricos, o MBA permitiu a aproximação com colegas de outras entidades, possibilitando a troca de experiências. Os desafios para a sustentabilidade do sistema foram abordados sob o viés de oportunidades de crescimento e expansão. Todos estes novos conhecimentos foram fundamentais para que eu pudesse assumir o cargo de Diretora Superintendente da Fibra”.

Mariana Favoreto Thiele, Fibra

“Gostaria de ressaltar o profissionalismo e o cuidado com que a equipe da UniAbrapp tratou o curso, que representou um importante investimento para minha carreira. Um dos aspectos mais positivos do MBA foi a troca de experiências entre profissionais de todas as regiões geográficas do país e de todos os tipos de entidades, sejam instituídas, multipatrocinadas, de patrocinadores públicos ou privados. A variedade de formação dos participantes também foi muito enriquecedor, pois contamos com advogados, profissionais de benefícios, comunicação, investimentos, entre outros. Tenho certeza que o MBA vai ajudar a despontar novas lideranças no sistema, com o ponto de vista da inovação. O curso nos ajudou a pensar fora da caixa para contribuir com o aumento da profissionalização e fomento do sistema como um todo”.

Marcos Anderson Treitinger, Diretor Financeiro da Fusesc

Fonte: Acontece Abrapp, em 04.07.2018.