Buscar:

Conass e Conasems definem prioridades para primeira reunião da comissão tripartite com o novo governo

Imprimir PDF
Voltar

Reunião da Comissão Tripartite será em 26 de janeiro. Fila de exames e cirurgias, atenção primária e saúde digital estão entre as demandas

A primeira reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 2023 já tem data marcada e irá ocorrer em 26 de janeiro. É nela que estados, municípios e Ministério da Saúde tomam decisões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), pactuando ações que envolvam os diferentes entes federativos e articulando seus programas. Por isso, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) já se movimentam para elencar as demandas e prioridades que devem ser discutidas junto ao Governo Federal.

Futuro da Saúde conversou com os presidentes dos dois órgãos para entender o que compõe essa lista e qual a expectativa na relação com a nova gestão da pasta. Dentre os principais pleitos estão a redução das filas de exames e cirurgias, contratação de médicos para a atenção primária, estruturação da saúde digital, questões de financiamento e novas campanhas de vacinação. Também estão na lista a resolução sobre a fonte de recursos para o custeio do piso salarial de enfermagem e a construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Futuro da Saúde, em 19.01.2023