ABIMED - Com excesso de tarifas, não há saúde. Carta de Posicionamento do Setor de Dispositivos Médicos Sobre as Tarifas EUA/Brasil


A ABIMED, junto a outras associações, assinou a carta de Posicionamento do Setor de Dispositivos Médicos Sobre as Tarifas EUA/Brasil, endereçada ao Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), ao Vice-presidente Geraldo Alckmin, ao Secretário Executivo Márcio Elias Rosa e à Secretária Executiva de Comércio Exterior Tatiana Prazeres. O documento solicita a exclusão do setor de saúde e dispositivos médicos das disputas comerciais entre Brasil e Estados Unidos.
No documento, destaca-se a importância do setor de dispositivos médicos, enquanto essencial para o funcionamento do sistema de saúde brasileiro e que pode sofrer grandes impactos durante a disputa comercial entre os dois países.
Com a aproximação das tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previstas para iniciarem na sexta-feira (1), é com urgência que as Associações de dispositivos médicos do Brasil pedem por essa exclusão do setor em meio aos eventos recentes.
Os Estados Unidos são tradicionalmente um importante parceiro comercial do Brasil. Eles são o principal destino das exportações e a principal origem das importações brasileiras de dispositivos médicos. Diante disso, o setor demonstra preocupação com a atual conjuntura comercial, uma vez que esses impactos podem afetar diretamente o acesso dos pacientes a esses dispositivos
Dentre os impactos mais graves, a carta destaca a questão do abastecimento regular de hospitais públicos e privados, impactando cirurgias, diagnósticos e tratamentos de baixa, média e alta complexidade. Além da interferência na cooperação científica e de desenvolvimento, que poderá prejudicar a implementação de novas tecnologias na saúde pública e suplementar, bem como investimentos nas pesquisas do setor, com destaque para projetos de desenvolvimento conjunto em inteligência artificial, realidade aumentada e equipamentos de alta precisão.
Fonte: Abimed, em 30.07.2025.