Certificado Digital Gratuito do CFM, revalidação de diplomas e avanço do diabetes são destaques na edição


A ferramenta de certificação digital oferecida aos médicos brasileiros pelo CFM é o principal destaque da edição 321 do jornal Medicina. A publicação traz informações sobre o documento eletrônico instituído pelo Conselho aos médicos brasileiros, ferramenta imprescindível para quem trabalha com telemedicina, mas que pode ser usada também no atendimento presencial.
Para o presidente do CFM, Mauro Ribeiro, o certificado digital gratuito é um marco histórico no sistema conselhal. “Faz parte do conjunto de iniciativas da agenda de transformação digital estabelecida pela nossa gestão que busca entregar ao médico serviços modernos e de maior qualidade, totalmente alinhados ao mundo cada vez mais digital.
Com o certificado digital do CFM, os médicos podem assinar digitalmente documentos médicos, agilizar procedimentos de consulta e usar a assinatura digital na prescrição de exames e receituários – inclusive de controle especial e outros documentos.
Revalidação de diplomas médicos – Além dos detalhes sobre o certificado digital oferecido aos médicos brasileiros, a edição traz uma análise sobre a revalidação de diplomas obtidos em faculdades de medicina no exterior. Um levantamento realizado pelo Conselho aponta que a distribuição desses médicos com diplomas revalidados não privilegia locais de difícil provimento e que apenas 19% dos revalidados estão em áreas carentes.
Outra preocupação do Conselho em destaque no jornal é o crescimento de casos de diabetes no Brasil e no mundo. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), houve um aumento expressivo desde o início da pandemia, em razão da alimentação inadequada e ao sedentarismo.
Confira todas essas informações e muitas outras na edição 321 do jornal Medicina, disponível na plataforma CFM Publicações. ACESSE AQUI.
Fonte: Portal CFM, em 24.01.2022.