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Notícias Previ, em 15.04.2024

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Conheça a estratégia de imunização do Plano 1

Processo proporciona mais segurança ao Plano e aos associados

Em razão da maturidade do Plano 1, que tem mais de 96% dos associados já em gozo de benefícios, a Previ continua promovendo e reforçando a alocação dos ativos com o foco na imunização, na redução de riscos e na diversificação. Nesse cenário, a Entidade aproveitou as oportunidades que se apresentaram para diminuir sua exposição à Renda Variável e aumentar sua posição em Renda Fixa. Esse processo proporciona mais segurança ao Plano e, consequentemente, aos associados.

Imunização: o que é?

Imunização, para o mercado financeiro, significa proteção, só que destinada a uma carteira de investimentos. O objetivo é equilibrar os ativos e os passivos com a exposição aos juros de forma que a carteira não fique desbalanceada no longo prazo.

De um modo geral, o uso da imunização é mais comum em planos que têm um fluxo de pagamentos de benefícios estabelecido no longo prazo, como é o caso do Plano 1. Ao realizar essa operação, a Previ mitiga os riscos decorrentes da volatilidade dos mercados, gerando maior previsibilidade e aderência aos fluxos dos ativos, visando sempre a rentabilização dos ativos e a necessidade de liquidez para pagamentos dos benefícios.

Nesse sentido, a Entidade vem aproveitando os cenários e as oportunidades para aumentar sua posição em renda fixa, que atualmente corresponde a 59% da alocação na carteira de investimentos do Plano 1. Com essa movimentação, a Previ já conseguiu equilibrar as obrigações relacionadas aos pagamentos de benefícios com o vencimento dos títulos em carteira até 2060.

E por falar em pagamento de benefícios...

No último ano, a Entidade estabeleceu um recorde ao pagar R$ 20,2 bilhões em benefícios. Foram R$ 16,2 bilhões referentes à Previ e R$ 4 bilhões relativos ao acordo celebrado com o INSS. A previsão é de que esse valor seja mantido nos próximos dois anos, antes de começar a cair.

Para conversar sobre esses e outros assuntos relacionados à estratégia de investimentos da Previ, os diretores Cláudio Gonçalves, de Investimentos e Fernando Melgarejo, de Participações concederam uma entrevista, no último dia 8/4, ao E-Investidor, canal de notícias sobre economia, mercado financeiro e investimentos do Estadão.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Central de Atendimento e Ouvidoria têm horário reduzido no aniversário da Previ

Autoatendimento do site e aplicativo estarão disponíveis

Em virtude do evento institucional em comemoração aos 120 anos da Previ, que será celebrado amanhã, dia 16 de abril, informamos que a Central de Atendimento e o atendimento telefônico da Ouvidoria terão seus horários de funcionamento reduzidos.

Neste dia especial, excepcionalmente, estaremos disponíveis para atendimento aos associados das 8h às 13h. Na quarta-feira, 17/4, o serviço retorna ao horário normal, a partir das oito horas da manhã, na Central de Atendimento, e a partir das 10h, na Ouvidoria.

Os canais de autoatendimento do site e o Aplicativo da Previ estarão disponíveis.

Fonte: Previ, em 15.04.2024.