Buscar:

CPCF: Protagonismo no maior e melhor Congresso em 40 anos

Imprimir PDF
Voltar

imagem abrapp 21102019

Ao completar 40 anos, o Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada (CPCF), organizado pelo sistema Abrapp, Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta, tem muito a comemorar. A começar pelo número recorde de pagantes que se aproximou da marca de 1,9 mil congressistas, que somados aos palestrantes e convidados, colaboradores dos estandes e equipe do evento totalizaram 3,4 mil pessoas, que conviveram de 16 a 18 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Ao encerrar o evento, o Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, afirmou que além do maior, também foi o melhor Congresso de todos os tempos. Além da qualidade dos debates e reflexões, ressaltou a janela de oportunidades aberta pelo atual momento de aceleradas transformações no país e do mundo. Para rever ou para quem não esteve presente, o Acontece disponibiliza abaixo 12 textos que sintetizam as principais discussões e fatos do 40º CPCF (clique nos links abaixo)

“É um momento histórico que vivemos em nosso país. O 40º Congresso mostra que estamos aproveitando as oportunidades abertas pelas reformas. É um grande momento que vivemos com o crescimento dos fundos instituídos setoriais, família e dos servidores públicos”, disse Luís Ricardo, pouco antes da palestra final, realizada por Fernando Henrique Cardoso. O ex-Presidente da República expressou admiração pela grande quantidade de pessoas presente na plenária de encerramento.

Proteção ao poupador - Um dos projetos destacados pela Abrapp foi a apresentação da proposta de criação de uma Lei de Proteção ao Poupador Previdenciário (LPPP). A proposta está em fase final de elaboração pelo professor José Roberto Afonso, que participou como palestrante do eixo temático 2, “A Nova Previdência”, ao lado de Solange Paiva Vieira, Superintendente da Susep, e de Lúcio Rodrigues Capelletto, Diretor Superintendente da Previc. Aliás os representantes do governo e do Ministério da Economia, como o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho e outros, compareceram em peso, e defenderam a convergência de regras entre planos abertos e fechados com o objetivo de incentivar a poupança previdenciária de longo prazo.

Do macro ao micro - A programação foi desenhada com o objetivo principal tornar-se indutor das sementes de futuro e seguiu a estrutura para proporcionar uma navegação do macro ao micro, do cenário geral da sociedade ao nosso produto e cliente. A agenda foi alicerçada em 3 eixos temáticos: “Transformação da Sociedade”, “A Nova Previdência” e “Repensando nosso Modelo de Negócio”. Cada eixo temático contou, além das plenárias, com insight sessions, apresentadas por um único palestrante e que teve por objetivo introduzir o cenário de fundo e trazer provocações através de experiências inspiradoras de mercados análogos.

A sessão plenária “Novo Design Organizacional para a Previdência Complementar, realizada no segundo dia, debateu os desafios da reinvenção do modelo de negócio do setor de entidades fechadas. A necessidade de mudança é tão profunda que atinge até mesmo o nome do setor e das organizações que participam dele, segundo Devanir Silva, Superintendente Geral da Abrapp e Coordenador Executivo do Congresso. Ele defendeu que o termo “Previdência Fechada” já não é adequado, pois as entidades estão realizando um importante movimento de busca de novos públicos, começando pelos familiares de participantes.

Nem mesmo o termo “Previdência Complementar” serve mais, pois os novos planos não necessariamente têm o objetivo de complementar o benefício da Previdência Social, dentro do contexto de redução da atuação do “Estado provedor”. As propostas de novos termos foram objeto de consulta pelo aplicativo na última plenária (leia mais na próxima edição do Acontece).

Leia cobertura completa:

1. Abertura, Novo Plano da Prefeitura SP e 40 anos

2. Protagonismo, Aceleração Tecnológica e Transformações no Trabalho (Eixo 1)

3. Nova Previdência, Lei de Proteção ao Poupador e Convergência de Regras (Eixo 2)

4. Repensando o Modelo de Negócio e Novo Design da Previdência (Eixo 3)

5. Case de marca, Inscrição Automática e Mudanças Demográficas (Eixo 3)

6. Encerramento com Fernando Henrique Cardoso


 Atividades inovadoras e novos planos marcam 40º CPCF

Além da qualidade da programação e dos palestrantes nacionais e internacionais, o 40º CPCF será lembrado pelas inovações, novos produtos e a busca de uma nova cultura. Os planos voltados aos familiares de participantes estão funcionando em 25 entidades, com a novidade da Previ (Banco do Brasil) e Fusan, ambos anunciados no Congresso, e das recentes aprovações do Prevaler (Valia) e Curitibaprev Família. Todos estes planos foram estruturados através do Fundo Setorial Abrapp. Também foi anunciada a estruturação do plano dos servidores da Prefeitura de São Paulo logo na abertura do Congresso, pelo Secretário de Gestão, Mauro Ricardo Cunha através da adesão ao Prevcom.

O Espaço UniAbrapp realizou no 2º dia de Congresso uma ação especial, Previdência é Coisa de Jovem, que recebeu 110 adolescentes entre 15 e 19 anos que vieram ao evento por meio de uma parceria com o CIEE, além de indicados por entidades de previdência. O Diretor-Presidente da UniAbrapp e Coordenador Geral do Congresso, Luiz Brasizza, demonstrou satisfação com o resultado da ação. "Foi uma excelente indicação da mudança que precisamos implementar na previdência, mostrando que é realmente o jovem de hoje que precisa ter esse contato inicial para planejar o próprio futuro". Mais amplo, com 160 lugares, o Espaço UniAbrapp recebeu 14 palestras relâmpago dos treinamentos oferecidos aos dirigentes e profissionais.

Governança e certificação - A novidade desta edição do Congresso foi a concessão do 1º Selo de Autorregulação em Governança Corporativa. A Real Grandeza participou do projeto-piloto que envolveu a certificação pelo Conselho de Autorregulação referente ao segundo código do projeto - o primeiro Código é o de Governança de Investimentos. O tema da Governança e Autorregulação foi tema de diversas apresentações técnicas e cases do Espaço Boas Práticas, que neste ano, recebeu a exposição de exemplos de sucesso de 15 entidades. Os temas da ética e certificação foram abordados por especialistas da Abrapp e Sindapp como nas palestras de Luiz Félix e Aparecida Pagliarini.

O ICSS ainda realizou atendimento no Estande Institucional tirando dúvidas e orientando sobre as novas regras de certificação. O Estande da Abrapp, Sindapp e ICSS recebeu ainda lançamento de livros de especialista do setor e de diversas publicações em formato E-Book das Comissões Técnicas e Comitês da Abrapp. O 40º CPCF promoveu ainda a entrega do tradicional Prêmio Nacional de Seguridade Social. Em sua 24ª edição, a premiação foi conferida para duas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor: o ex-Ministro da Fazenda, Eduardo Guardia e o ex-Presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto.

Novas soluções - Ainda como uma das novidades do evento, a Conecta Soluções Associativas participou com um amplo estande e uma empenhada equipe de atendimento durante os três dias do Congresso. O estande permitiu também o atendimento dos parceiros da Conecta, além do encaminhamento para aqueles que contavam com estande próprio (Atlas e Sinqia). Os parceiros que atenderam no estande da Conecta foram os seguintes: LM Ventures (Hub de Tecnologia), Tamer (Comunicação Integrada), Comdinheiro (Plataforma de Análise de Investimentos), Inovativadora (Marketing Digital) e Apoena (Seguros). Esta última também atendeu interessados no espaço do Sindapp no Estande Institucional para apresentar o Seguro D&O.

Continuação da cobertura:

7. Novos Planos Família: Previ, Valia, Curitibaprev e Fusan

8. Previdência é Coisa de Jovem e Espaço UniAbrapp

9. 1º Selo de Autorregulação em Governança Corporativa (Real Grandeza) e Certificação (ICSS)

10. Prêmios e lançamentos de livro e publicações das Comissões Técnicas

11. Cases de sucesso e novas classes de ativos nas Apresentações Técnicas

12. Conecta Soluções e Seguro D&O do Sindapp


Confira centenas de fotos, lives e notícias no Aplicativo, LinkedIn, Instagram e Facebook

A cobertura de notícias e imagens do 40º CPCF ganhou nova dinâmica com a utilização de novos canais digitais. Além do novo aplicativo, que os congressistas puderam acompanhar as notícias em tempo real, a cobertura foi publicada também no LinkedIn, com maior diversidade de fotos. A página do LinkedIn da Abrapp acaba de ultrapassar a marca de 6 mil seguidores. A estreia do canal no Instagram inovou com a postagem de lives, vídeos e depoimentos que começam a apontar para as novas possibilidades de difusão. Já conhecido, o canal do Facebook permitiu mais uma vez a postagem de centenas de imagens que abrilhantaram as múltiplas plenárias, apresentações, lançamento de publicações e atividades do maior Congresso de todos os tempos. Acesse os canais digitais da Abrapp para ver as centenas imagens e notícias:

- LinkedIn / - Instagram / - Facebook 

Fonte: Acontece Abrapp, em 21.10.2019.