Boletim Notícias do Seguro: desastres naturais causaram 77% das perdas financeiras globais em 2024
• O planeta em alerta: um dado alarmante de 2024 revela que 77% de todas as perdas financeiras globais foram causadas por desastres naturais e eventos climáticos extremos. O tema é destaque do Boletim Notícias do Seguro, que fala sobre o papel do mercado segurador diante dessa preocupante realidade.
• O Congresso Nacional retorna após o recesso de meio de ano e com temas que envolvem o mercado segurador. Confira nesta edição os temas mais relevantes no retorno aos trabalhos. Um spoiler: envolvem Seguro de Vida, Previdência Privada e Capitalização e, consequentemente, o bolso do brasileiro.
• E mais: um debate recente trouxe um alerta fundamental: a cultura do seguro e a educação financeira precisam ser construídas desde a infância para formar consumidores mais conscientes e um mercado mais sólido.
Quer saber mais? No Boletim Notícias do Seguro, você ouve as principais notícias do mercado segurador, com informações valiosas para sua proteção financeira e seu planejamento - e no YouTube você também pode assistir a versão em vídeo.
Direto do Distrito Federal, um panorama do mercado segurador durante o mês de julho
Programa do governo federal reforça educação financeira na base curricular, um dos pilares das ações da CNseg
O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria MEC nº 502, que institui o Programa "Na Ponta do Lápis". A normativa do governo federal se alinha às diversas ações sobre o tema que a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) vem desenvolvendo nos últimos anos. A iniciativa visa consolidar e fortalecer as ações de educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica, desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Envelhecimento e previdência foram temas de audiência pública na Câmara
A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados realizou audiência pública para discutir a transição demográfica e o envelhecimento da população brasileira. O debate público abordou o acelerado processo de envelhecimento populacional no Brasil, destacando como essa mudança demográfica impacta diretamente a expectativa de vida e a necessidade de implementar políticas e estratégias específicas para a saúde, renda e bem-estar da população idosa. A diretora executiva da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi, Beatriz Herranz, destacou, entre outros pontos, o desafio de formular uma cultura de renda para esse público no país.
Debate sobre infraestrutura no RS
A CNseg foi convidada a participar da reunião do Conselho do Plano Rio Grande. Este é um programa para a Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática do Rio Grande do Sul, que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o território gaúcho em 2024. A Confederação foi representada pela superintendente de relações institucionais, Marianah Vilela, e pôde apresentar iniciativas do setor segurador, principalmente as que se destinam a temas de infraestrutura.
Resolução da ANTT atualiza regras para contratação do seguro transporte
A Resolução nº 6.068, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), atualiza as regras para o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). O ponto mais importante da resolução é que ela torna obrigatória a contratação de três tipos de seguro para todos os transportadores rodoviários de carga, sejam eles autônomos, empresas ou cooperativas. Entre os seguros obrigatórios a serem contratados estão os contra acidentes com a carga transportada, contra roubo e contra danos causados a terceiros.
O que é “prêmio” no seguro? Entenda esse termo comum no mercado segurador
Quando falamos em seguro, muita gente ainda se confunde com alguns termos. Um deles é o famoso “prêmio”. Muita calma: nesse caso, não tem nada a ver com sorteio ou recompensa!
Na linguagem dos seguros, prêmio é o valor que você paga, de forma periódica, para manter sua cobertura ativa. Ou seja, é o que garante que a proteção contratada esteja valendo caso ocorra algum imprevisto
Como é feito o pagamento do prêmio de um seguro?
- Nos seguros individuais, o segurado é quem paga o valor total
- Nos seguros coletivos, o pagamento pode ser:
- Totalmente feito pelo segurado
- Dividido entre segurado e empresa (conhecido como parcialmente contributário)
- Totalmente pago pela empresa contratante (não contributário)
O que influencia o valor do prêmio do seguro?
O valor que você paga pode variar de acordo com diferentes fatores, como:
- Idade do segurado
- Estado de saúde
- Hábitos de vida
- Valor da cobertura escolhida
Além disso, parte do prêmio cobre os custos administrativos e de comercialização do plano, o que é chamado de carregamento.
Por que é importante entender o que é prêmio de um seguro?
Saber o que é o prêmio ajuda você a entender exatamente o que está pagando e por que, além de permitir uma escolha mais consciente na hora de contratar ou renovar um seguro.
Fonte: CNseg, em 06.08.2025