Buscar:

Aumento das enchentes nos EUA gera petição para que o Governo Federal reformule o seguro nacional contra enchentes

Imprimir PDF
Voltar

Boletim de Monitoramento | 11 de janeiro de 2022 

O aumento da frequência e intensidade das enchentes e inundações nos Estados Unidos levou um grupo de vítimas a organizar uma petição solicitando ao Governo Federal que reformule o seguro nacional contra enchentes, considerado inadequado para uma era de grandes mudanças climáticas. O grupo também solicita que as regras para construção em áreas com risco de alagamento sejam revistam, informa matéria do jornal inglês The Guardian.  

A esse respeito, o Presidente da CNseg, Marcio Coriolano, afirma que “a situação de alguns estados americanos mostra como é fundamental se basear em dados precisos e atualizados para subscrição de seguros, principalmente quando o risco está diretamente relacionado às mudanças climáticas. Aspectos climáticos necessitam de constante monitoramento, uma vez que o impacto e a gravidade dos eventos tendem a ser potencialmente maiores com o decorrer dos anos.  

A outra parte do desafio começa quando a população não tem condições financeiras de arcar com o seguro frente à maior exposição aos riscos climáticos. Diante desse cenário, é preciso unir iniciativas públicas e privadas para criação de mecanismos de seguro inovadores, que partam do princípio de que o risco climático é um risco compartilhado e enfrentado por todos”. 

Sobre a GFIA 

A Federação Global de Associações de Seguros (GFIA, na sigla em inglês) é uma associação sem fins lucrativos criada para representar as associações de seguros nacionais e regionais que atendam aos interesses gerais das empresas de seguro de Vida, Saúde, Seguros Gerais e Resseguro. A instituição tem como objetivo fazer representações aos governos nacionais, reguladores internacionais e outros em nome do mercado segurador mundial. Com 40 instituições associadas, entre elas a CNseg, a GFIA representa cerca de 87% do total de produção de prêmio de seguros no mundo. 

Semanalmente, a GFIA distribui aos seus membros um Boletim com um compilado de consultas, publicações e notícias com o objetivo de contribuir para um diálogo internacional sobre questões de interesse comum do mercado segurador. 

Para mais informações sobre a GFIA, acesse seu site institucional: http://www.gfiainsurance.org/en/ 

Consultas e Publicações Recentes 

No dia 7 de janeiro, a Associação Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO) publicou um relatório sobre a indústria global de fundos de investimento  (Clique aqui). 

No dia 10 de janeiro, o Financial Stability Board (FSB) publicou um documento prático sobre financiamento de resoluções para seguradoras  (Clique aqui). 

No dia 10 de janeiro, o FSB publicou um documento de práticas sobre interconexão interna no planejamento de resoluções para seguradoras (Clique aqui). 

Recortes de Imprensa 

COVID-19 

Perda de US$ 44 bilhões com o COVID-19 é o 3º maior custo catastrófico para seguradoras – Howden (Reuters) Perdas seguradas de US$ 44 bilhões com o COVID-19 até agora representam o terceiro maior custo para as seguradoras, atrás do furacão Katrina e dos ataques de 11 de setembro... 

Ômicron dribla imunidade da vacina melhor do que Delta, segundo estudo dinamarquês (Reuters) A variante do coronavírus ômicron, consegue driblar a imunidade das pessoas vacinadas com mais facilidade do que a variante Delta, de acordo com um estudo dinamarquês publicado na semana passada... 

Tecnologia 

Cyber exige investimento significativo em subscrição: Beazley (Reinsurance News) A seguradora especialista Beazley recentemente organizou uma pequena reunião de grupo com Paul Bantic, chefe global da Cyber e Tecnologia, e Sarah Booth, chefe de RI, que se concentrou em seguro cibernético... 

Outros 

” Tudo está em risco”: sobreviventes de enchentes pedem ao Congresso que mude o seguro contra enchentes (The Guardian) A petição argumenta que as atuais apólices de seguro contra enchentes do governo federal estão mal equipadas para uma era de crise climática... 

Fonte: CNseg, em 18.01.2022