Buscar:

Aumento da Selic aquece mercado de consórcios e impulsiona a busca por soluções digitais

Imprimir PDF
Voltar

Com operação de consórcios que atende tanto clientes de alta complexidade quanto varejo, Promotiva oferece alternativas viáveis ao financiamento tradicional

Com a contínua elevação da taxa Selic desde o segundo semestre de 2024, a aprovação de financiamentos tradicionais tem sido cada vez mais restrita, dificultando o acesso da população a certos bens e serviços. Uma das alternativas para a alta dos juros são os consórcios que, de acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), tiveram crescimento histórico de 7,4% de adesão em 2024.

O interesse pelos consórcios, principalmente para as classes C e D, vem diretamente do impacto que a Selic, taxa de juros básica do país, tem no valor das parcelas e na aprovação dos financiamentos, tanto por bancos públicos quanto privados.

“O aumento das parcelas e as menores taxas de aprovação para compra de bens, como imóveis e veículos, restringe o acesso ao financiamento bancário”, explica Rodrigo Salim, Diretor Executivo da Promotiva, gestora da maior rede de correspondentes bancários do Banco do Brasil (Mais BB). “Dessa forma, a previsibilidade do valor do consórcio, que não é impactado pelas variações da Selic, e até a possibilidade de contemplação antes do final do pagamento da última parcela tornam o recurso muito mais atrativo”, diz o executivo.

Consórcio pode ser a opção mais viável no cenário atual

O setor de consórcios promete manter seu ritmo acelerado: durante o primeiro trimestre de 2025, também segundo a ABAC, o número de participantes ativos alcançou o recorde de 11,4 milhões, crescimento de 9,3% em relação ao mesmo período de 2024. Em meio ao cenário econômico atual, o consórcio torna-se uma alternativa segura e financeiramente viável para quem busca adquirir bens, investir em imóveis ou financiar projetos com mais segurança. A ABAC prevê, para 2025, que o segmento de consórcios cresça cerca de 8%, com destaque para imóveis, veículos pesados e eletroeletrônicos.

“O grande diferencial em relação a épocas passadas é a digitalização e agilidade operacional que as empresas podem entregar”, destaca Rodrigo Salim. A Promotiva, uma das unidades de negócio do Grupo Wiz Co (WIZC3), composta por centenas de parceiros em todo o país, é responsável por oferecer, por meio de seus correspondentes bancários do Mais BB, uma ampla gama de produtos de crédito, consórcios e seguros exclusivos do Banco do Brasil.

Sobre a Promotiva

Parte do Grupo Wiz Co, a Promotiva foi fundada em 2015 e é a maior gestora de correspondentes bancários do Banco do Brasil (BB). A rede da Promotiva está presente em mais de 3 mil municípios em todo o território nacional e atua exclusivamente na distribuição de produtos do BB e suas subsidiárias, possuindo em portfólio produtos como crédito pessoa física, consórcios, seguros e outros serviços.

Sobre a Wiz Co

Wiz Co (WIZC3) é uma corretora completa de seguros especializada em bancassurance e distribuidora de consórcio e crédito. Atua com ampla oferta de serviços para extrair valor de diferentes canais, gerando oportunidades e potencializando negócios com dinamismo, sinergia e expertise no mercado. Está avaliada atualmente em R$ 1,1 bilhão na B3, onde tem ações listadas desde junho de 2015. Possui mais de 50 anos de atuação e, ao longo dos últimos anos, firmou parcerias estratégicas com mais de 20 instituições, entre elas: Inter, Bmg, BRB, Paraná Banco e Grupo Omni.

Fonte: InPress Porter Novelli, em 15.09.2025