Buscar:

Atuários debatem temas ligados à diversidade e inclusão em evento internacional

Imprimir PDF
Voltar

Por Carlos Alberto Pacheco

joco 22052025

Com o tema “Atuários em Sustentabilidade”, o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA) e a International Actuarial Association (IAA) realizou a primeira edição do Latam Joint Colloquia (JoCo) para a América Latina, em São Paulo, entre os dias 18 e 22 de maio. O evento reuniu atuários e especialistas de vários países para a discussão de temas fundamentais na atual conjuntura como transformação digital de seguros, inteligência artificial, risco climático, big data e ESG.

Na programação, aconteceram reuniões restritas para presidentes, membros e convidados. Os debates foram separados pelas seções AFIR-ERM (Riscos Financeiros e ERM), ASTIN (Seguro Não Vida), IAAHS (Seguro Saúde), IAALS (Seguro de Vida e Anuidades), Seção IACA (Atuários Consultores) e PBSS (Pensões, Benefícios aos Empregados e Previdência Social). Segundo seus organizadores o Joint Colloquia é considerado o maior evento do setor atuarial.

A diretora de Relações Institucionais do IBA, Raquel Marimon, lembra que o encontro internacional também reconheceu os melhores artigos produzidos por atuários que trabalham em diferentes áreas. Em um profissional brasileiro foi premiado: é o professor da Universidade de São Paulo (USP), João Vinícius de Carvalho. “Foi uma grande honra para nós”, comentou Raquel.

A diretora destacou a grandiosidade do evento, com a participação de grandes nomes do setor. “Aqui, em São Paulo, temos mais de 50 países participando presencialmente e os demais aderindo às reuniões de forma virtual, discutindo temas sobre diversidade e inclusão e sobre quais são os diferentes desafios da profissão no mundo”, enfatizou.

Giancarlo Germany, presidente do IBA, lembrou que o encontro foi um convite a atuários do mundo para discutirem sobre soluções de problemas complexos relacionados a riscos sociais e riscos financeiros, por exemplo. Segundo ele, nas cerca de cem apresentações técnicas nos últimos dias, foram debatidos problemas globais e soluções que estão sendo pensadas, o desenvolvimento de novos produtos e serviços novos que beneficiem a sociedade como um todo.

“É incrível como podemos construir coisas novas a partir desse encontro no Brasil e também colocar o IBA numa posição de reconhecimento da entidade que representa os atuários no planeta”, reforçou o presidente. Giancarlo ressaltou que o evento abre espaços para os atuários de várias regiões do País, trilhando novos caminhos em parceria com outros países.

O diretor técnico do IBA, Marco Pontes, não escondeu seu entusiasmo com as possibilidades que se abrem pelo Joint Colloquia na América Latina. Desde 2023, Pontes é membro efetivo Comitê de Padrões Atuariais da IAA. “Estamos vivendo um momento ímpar da valorização da profissão no Brasil. Até porque o atuário tem trabalhado em diversas frentes, como na indústria de seguros, fundos de pensão, nas instituições financeiras, previdência pública entre outras”, comentou. No seguro – lembra Pontes – os atuários colaboram no desenho de soluções e desenvolvimentos de produtos para proteger a sociedade.

Fonte: Editora Roncarati, em 22.05.2025