“Uma jornada semelhante ao preparo para uma maratona”. Foi assim que o atuário Daniel Volpe definiu sua conquista da certificação fellow pelo Institute and Faculty of Actuaries (IFoA). Também pudera, foram necessários cinco anos, 16 provas e um tempo considerável de estudo. A recompensa foi tornar-se o primeiro brasileiro alcançar esta marca.
A qualificação fellow é o nível mais alto atribuído pelo IFoA, que é Instituto de Atuária da Inglaterra. Para você tornar-se membro, existe um processo rigoroso de provas semelhante ao que é feito para o Society of Actuaries (SOA), nos Estados Unidos. “A qualificação inglesa, reconhecida em mais de 100 países, é uma das mais importantes do mundo em ciências atuariais”, explica Daniel.
Na prática, este título garante ao gerente de Riscos Corporativos do IRB Brasil atuar como atuário em diversos países do mundo. “É uma qualificação muito reconhecida pois, durante vários anos, o Instituto vem formando profissionais relevantes para o mercado financeiro global. No entanto, ao meu ver, o mais importante é o conhecimento adquirido durante todo o processo de qualificação e a aplicação que você faz daquilo que aprendeu”, analisa.
O que representa para você esta conquista? Quantas pessoas já conseguiram? Quantos brasileiros?
Para mim, é uma conquista tanto profissional quanto pessoal. Sou o primeiro a conquistar a qualificação de fellow pelo IFoA no Brasil. Estar entre este grupo seleto é uma honra e um reconhecimento que considero marco na minha carreira.
Qual a relevância desta certificação?
Esta certificação vai muito além da técnica atuarial, permeia também aspectos relacionados à investimentos, contabilidade, desenvolvimento de produtos, gestão de riscos, gestão do negócio e até mesmo comunicação para uma audiência não técnica. Todo este ferramental é testado na teoria e na solução prática de problemas durante as diversas provas.
Há quanto tempo tenta esta certificação? Como são os testes para ela?
Demorei mais de cinco anos e foram 16 provas no total. Comparo esta jornada como o preparo para se correr uma maratona. Não foi fácil. A concorrência é global. Cada prova tem índice em torno de 50% de aprovação.
Alguma dica para quem quer tentar conquistá-la também?
Como falei anteriormente, prepare-se para correr uma maratona. Ou seja, estabeleça metas de longo prazo e seja resiliente. O papel do empregador também é fundamental, eu tive muito apoio do IRB Brasil RE nesta jornada.
Há quanto tempo é atuário? Formado em qual instituição de ensino?
Eu trabalho no ramo há mais de década. Na verdade, graduei-me em ciências atuariais na Itália. Depois, passei alguns anos trabalhando em consultorias atuariais na Europa. Tornei-me membro do IBA há relativamente pouco tempo, em 2016, após ter retornado ao Brasil.
Para mais informações sobre Institute and Faculty of Actuaries (IFoA) (CLIQUE AQUI)
Fonte: IBA, em 18.07.2019