Buscar:

Atlas Governance promove a maior inclusão de minoritários em assembleias de empresas listadas brasileiras

Imprimir PDF
Voltar

atlas

Votação da GetNinjas registrou participação de 11% do total de acionistas, ante 0,6% da média das 100 maiores empresas brasileiras listadas na B3. A plataforma Atlas AGM, que digitalizou todo o processo, deu voz ao acionista minoritário brasileiro

Pela primeira vez, acionistas minoritários puderam votar sem burocracia e de forma 100% digital numa assembleia de companhia listada. O evento foi realizado pela GetNinjas, e tinha como matérias a redução de capital da Companhia e a consequente alteração de seu estatuto social. Ao todo, foram 411 votantes numa base total de 3.728 acionistas, a maior participação percentual registrado em assembleias no país. Esse resultado só foi possível por conta do Atlas AGM, plataforma desenvolvida pela Atlas Governance - líder em soluções de governance tech na América Latina - que permitiu a participação sem burocracia e por meio de um processo totalmente digital.

Atualmente, para participar de assembleias digitais ou parcialmente digitais, os acionistas necessitam enviar um Boletim de Voto a Distância (BVD), documento disponibilizado pela companhia antes das votações. Ele precisa ser impresso e preenchido a mão, seguindo uma extensa instrução de preenchimento inserida nesse material. Após seu preenchimento, deve ser digitalizado, assim como alguns documentos pessoais do votante, e enviado por e-mail à empresa que promoveu a assembleia. Do lado da empresa, uma pessoa os recebe e digita cada voto de cada votante em uma planilha de Excel, um processo com alto risco de erro. Esta dinâmica fazia com que a pessoa física não participasse e que a organização não fizesse questão de receber votos.

Neste cenário, a Atlas Governance lançou a plataforma Atlas AGM para digitalizar assembleias. Fazendo uso dessa nova tecnologia, a GetNinjas pode contar com uma participação de um alto número de minoritários, algo inédito até hoje. “Considerando as AGOs de 2023, empresas com cerca de 300 mil acionistas conseguiram ultrapassar o número de 400 votantes; a GetNinjas, com um número menor de acionistas (3.728), conseguiu a mesma quantidade de pessoas se manifestando (11%) apenas digitalizando o processo”, comenta Eduardo Carone, CEO e fundador da empresa.

Um levantamento feito pela Atlas com dados das companhias listadas na bolsa e da B3 mostram que as AGOs das 100 maiores organizações registraram o voto de aproximadamente 0,62% de seus acionistas, sendo quase que em sua totalidade os investidores institucionais, deixando de fora o acionista pessoa física. “Há muitos casos em que as assembleias sequer conseguem reunir o quórum necessário para dar sequência nas deliberações. E isso é grave, pois operações como aquisições, captação de recursos e modificações estatutárias podem ser travadas, gerando prejuízos muitas vezes de milhões para seus acionistas”, exemplifica o CEO da Atlas.

A plataforma Atlas AGM funciona de forma interativa com os acionistas. Ela coleta os BVDs digitalmente utilizando assinatura eletrônica e envia mensagens (seja por meio de Push Notification, SMS, WhatsApp ou e-mail) a cada um deles comunicando a respeito das assembleias e solicitando sua participação. “Historicamente, os acionistas minoritários são marginalizados na tomada de decisão das empresas e organizações em geral. Agora, a tecnologia e o novo formato digital possibilitaram a presença de um número maior de pessoas em assembleias. Isso é boa governança, é transparência e inclusão do minoritário. É esta a mudança que vamos inserir no mercado de capitais com o Atlas AGM. Este é o tamanho da revolução que chegou”, finaliza o CEO da Atlas.

Sobre a Atlas Governance

A Atlas Governance é uma startup brasileira fundada em 2016 para tornar a governança simples, acessível e digital. A companhia tem times locais em 6 países, e seus softwares são hoje usados por mais de 600 empresas e mais de 20.000 pessoas em 11 países da América Latina. No Brasil, 1 a cada 3 empresas listadas na bolsa é usuária das plataformas Atlas. A Atlas é desenvolvedora do AtlasGOV (maior portal de governança da América Latina, utilizado por conselhos e comitês de todo tipo de organização), do AtlasAGM (primeiro portal da América Latina para digitalização integral de assembleias) e também fornece a seus clientes o Atlas Insurance, operação de seguros de D&O e Ciber Riscos, duas especialidades da companhia.

Fonte: VCRP, em março de 2024