A AssPreviSite realizou seu encontro anual na última sexta-feira, 6 de março, em Brasília na sede da Fundação Ceres. O evento teve como objetivo abordar o novo cenário da previdência, no qual as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) deverão adotar novos posicionamentos. Com o tema “EFPCs: Quem e como seremos?”, o encontro reuniu líderes, dirigentes e profissionais do segmento para falar sobre essa nova realidade. A Abrapp esteve presente na ocasião representada pelo seu Diretor-Presidente, Luís Ricardo Marcondes Martins, que falou sobre a necessidade de um novo olhar para um novo modelo de previdência.
Entre os palestrantes do evento também estiveram presentes o Presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão (Anapar), Antônio Bráulio de Carvalho; o Diretor da Mirador, Giancarlo Giacomi Germany; o Sócio-Fundador da Aditus, Nathan Batista; o Sócio-Diretor da Rodarte Nogueira & Ferreira, José Roberto Ferreira; e o Diretor Presidente da Viva Previdência, Silas Devai Jr.
Em sua apresentação, Luís Ricardo contou um pouco do histórico da Previdência Complementar, ressaltando que o sistema, hoje, possui uma solidez que garante o pagamento de benefícios a seus participantes e assistidos, mas destacou que é preciso se preparar para um novo cenário. "Estamos cumprindo a missão de gerir o estoque, e agora o grande desafio são os momentos de reinvenção. Diante de uma reforma da previdência em que você vai trabalhar mais tempo, contribuir mais e receber menos, vivendo mais, as pessoas terão que fazer uma complementação de renda", disse.
Luís Ricardo destacou que uma primeira onda para atender a essa nova demanda foi o lançamento dos planos família. "Tem que avançar com mais ousadia, pois precisamos aproveitar as mudanças trazidas pela Reforma da Previdência. Dentro desse panorama, temos uma janela de oportunidades, também, com a Previdência Complementar do servidor público. Os entes federados terão que, em dois anos, implementar o regime complementar", ressaltou.
Regulação – O evento contou ainda com apresentação do superintendente da Previc, Lucio Capeletto, que discorreu sobre o arcabouço regulatório, o ambiente da Previdência Complementar, os aprimoramentos da supervisão e as expectativas para o crescimento do setor no Brasil. “Temos uma intensa agenda regulatória. Adotamos uma série de medidas e as entidades precisam absorver”, disse. Em sua apresentação, Capeletto ressaltou que a Previc espera que as EFPC tenham uma governança robusta, controles internos eficientes e façam uma gestão de risco eficaz.
Inovação – Para tratar sobre renovação de seu posicionamento, a Viva Previdência participou do encontro apresentando as inovações implantadas na fundação no último ano, com foco em novos negócios e fortalecimento da marca. Em 2019, a entidade lançou o plano família, Viva Futuro, e foi a primeira EFPC a patrocinar o Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada. Neste ano, a Viva lançou o Prev.4U, programa de cashback para previdência. Silas Devai Jr. destacou esses pontos de fortalecimento da entidade em sua apresentação.
Fonte: Acontece Abrapp, em 09.03.2020.