Buscar:

Apenas 6,5% dos hospitais no Brasil são acreditados. Por que esse número ainda é tão baixo no Brasil?

Imprimir PDF
Voltar

Rubens Covello, CEO do IQG - Health Services Accreditation, maior certificadora da América Latina, afirmou que o baixo número é resultado de dois fatores: falta de maturidade do setor da saúde e da população em geral

A Acreditação é um modelo de gestão conhecido por países mundo afora. Referência em muitos deles, uma instituição de saúde acreditada demonstra preocupação com a maturação dos seus processos de gestão, gerenciamento de riscos, além de expressar uma atenção à centralidade dos pacientes. No Brasil, essa realidade ainda é um pouco diferente.

Segundo dados levantados pelo próprio IQG – Health Services Accreditation, a maior instituição acreditadora da América Latina, o Brasil hoje tem cerca de 6.800 hospitais. Destes, 447 são acreditados e apenas 72 possuem a Acreditação QMentum, considerado o mais exigente processo de Acreditação no mundo, modelo baseado na mais antiga metodologia mundial (Canadense, de 1955) e mais moderna (HSO - Aliança Global Internacional) que realiza acreditações em hospitais, clínicas, laboratórios e especialidades dessas instituições. Isso significa que aproximadamente 6,5% dos hospitais são acreditados no Brasil.

Leia aqui na íntegra.

Fonte: Saúde Business, em 23.09.2021