Buscar:

Anvisa e ABIH lançam Projeto Stewardship Brasil

Imprimir PDF
Voltar

O objetivo é avaliar programas de gerenciamento do uso de antimicrobianos em UTIs de adultos nos hospitais do país.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em parceria com a Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecções e Epidemiologia Hospitalar (ABIH), lança o Projeto Stewardship Brasil: Avaliação Nacional dos Programas de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos em Unidade de Terapia Intensiva Adulto dos Hospitais Brasileiros. O objetivo dessa iniciativa é identificar oportunidades de melhoria e buscar estratégias a fim de promover a implementação desses programas em todos os hospitais do país. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o uso inadequado de antimicrobianos é a principal causa do surgimento de microrganismos multirresistentes. A resistência antimicrobiana é um dos principais desafios mundiais em saúde pública, pois impacta negativamente em vários aspectos no processo de assistência nos serviços de saúde. Assim, ações de gerenciamento do uso de antimicrobianos são de extrema importância no enfrentamento da emergência e da propagação de microrganismos multirresistentes e na segurança dos pacientes. 

Formulário de Autoavaliação dos Programas de Gerenciamento do Uso de Antimicrobianos está disponível até 31 de julho. A avaliação fornecerá informações sobre o nível de implementação desses programas pelos serviços de saúde com leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) de adultos no país, permitindo o desenvolvimento de ações nacionais e locais para melhorar a realidade encontrada e permitir que o hospital verifique o nível de implementação do programa em relação aos demais hospitais participantes.  

Acesse os vídeos com as orientações necessárias sobre o projeto e sobre o preenchimento do formulário:  

1 - Orientações gerais do projeto (objetivos, importância, componentes essenciais de um programa de gerenciamento do uso de antimicrobianos e informações para o preenchimento do formulário).   

Eventuais dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mailgvims@anvisa.gov.br

Fonte: Anvisa, em 24.07.2019.