Encontros foram realizados nos dias 21 e 22/10 com o objetivo de discutir propostas de incorporação de tecnologias ao Rol
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, nos dias 21 e 22/10, a 45ª reunião técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar(Cosaúde). O encontro teve como objetivo analisar as contribuições da participação social e discutir novas propostas de incorporação de tecnologias ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
A diretora-adjunta de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Dominic Lourenço, abriu o debate ressaltando que "a Cosaúde tem se mostrado um espaço muito relevante para o debate sobre a incorporação de tecnologias na saúde suplementar. É uma comissão com representantes da Câmara de Saúde Suplementar, o que garante discussões técnicas consistentes e de grande valor para a atuação da ANS”.
O encontro começou com a análise preliminar da tecnologia Lebriquizumabe, para o tratamento de pacientes adultos com dermatite atópica grave que apresentem falha, intolerância ou contraindicação à ciclosporina. Após os debates, a tecnologia será encaminhada para a etapa de participação social.
Em seguida, foram analisadas as contribuições da participação social sobre o Cloridrato de alectinibe, um medicamento indicado como tratamento complementar (adjuvante) para pessoas com câncer de pulmão de não pequenas células nos estágios IB (quando o tumor tem 4 cm ou mais) até IIIA, após a sua remoção cirúrgica, desde que o câncer apresente uma alteração genética chamada ALK positiva.
À tarde, a Comissão debateu a tecnologia Inclisirana, para o tratamento da hipercolesterolemia primária, uma condição em que há excesso de colesterol no sangue, ou dislipidemia mista, quando há alteração em mais de um tipo de gordura no sangue. A proposta seguirá agora para a etapa de participação social.
Na manhã do segundo dia, 22/10, houve a discussão sobre a tecnologia Momelotinibe, para o tratamento de mielofibrose de risco intermediário e alto, um tipo raro de câncer da medula óssea, incluindo mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial em adultos com anemia. Após as discussões, a tecnologia também seguirá para a etapa de participação social.
Por fim, os participantes analisaram as contribuições da sociedade sobre o Balão intragástrico, usado no tratamento de adultos com obesidade graus I e II (IMC igual ou maior que 30 e menor que 40 Kg/m2), sem sucesso na perda de peso após intervenções convencionais. A recomendação final sobre a tecnologia será levada para a deliberação na próxima reunião de diretoria colegiada da ANS.
10ª Reunião Administrativa
Na tarde do dia 22/10, foi realizada a 10ª reunião administrativa da Cosaúde, que abordou o estudo de medicamentos apresentado no webinário do Mapa Assistencial da Saúde Suplementar (ano-base 2024), com a intenção de subsidiar as discussões e debates sobre a incorporação de tecnologias no Rol. A equipe da ANS também apresentou o cronograma para as próximas reuniões de 2025 e 2026.
Sobre a Cosaúde
A Cosaúde é composta por representantes indicados pelos membros da Câmara de Saúde Suplementar (CAMSS), conforme previsto na Resolução Normativa n° 555/2022. Seu principal objetivo é assessorar a ANS na definição da amplitude da cobertura assistencial no âmbito da saúde suplementar.
Para assistir as reuniões, clique nos links abaixo.
45ª Reunião Técnica da Cosaúde - Dia 1
45ª Reunião Técnica da Cosaúde - Dia 2
10ª Reunião Administrativa da Cosaúde
Fonte: ANS, em 30.10.2025.


