Conheça fatos marcantes, que fazem parte da história econômica do País, protagonizados pela autoridade monetária. Comemorações têm o objetivo de tornar o BC mais próximo da sociedade.
Em abril deste ano, o BC completou 60 anos de existência. Para comemorar essa importante data, o Banco Central produziu um almanaque com verbetes que relatam os principais acontecimentos e realizações da autoridade monetária ao longo de sua trajetória.
Clique aqui para acessar o almanaque.
Textos curtos, fotos, gráficos e vídeos formam uma linha do tempo dos acontecimentos desde a pré-história do BC, em que a Casa da Moeda, o Banco do Brasil e a Superintendência da Moeda e do Crédito (Sumoc) desempenharam funções de autoridade monetária, até as inovações mais recentes como a criação do Pix, do Open Finance e os estudos sobre o Drex.
“O Banco Central é uma instituição que protagonizou fatos importantíssimos da vida econômica nacional, o que torna a sua história muito rica. Resgatar e compartilhar essa história como parte das comemorações de seus 60 anos é, portanto, uma oportunidade", explica Izabela Correa, Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC
Por exemplo, o Almanaque BC 60 anos conta que a lei 4.595 que criou o Banco Central foi promulgada em dezembro de 1964, entretanto, a autoridade monetária somente deu início às suas atividades em abril de 1965.
Assista ao vídeo com “causos" sobre os primeiros passos do BC.
No almanaque, o público encontra ainda informações sobre o pioneirismo do BC na informatização do sistema financeiro, com a criação do Sisbacen no ano 1985; sobre a criação da marca, em 1975, pelo arquiteto e designer Aloísio Magalhães; a respeito da reestruturação da dívida externa brasileira realizada em 1994; e diversos outros fatos da história econômica brasileira.
Planos Econômicos
Há também verbetes que relatam a epopeia do Brasil no combate à inflação, como, por exemplo, os planos econômicos que cortaram dezoito zeros das diversas moedas do nosso dinheiro ao longo do tempo. Naturalmente, a criação do Real em 1994 merece destaque nessa história.
Os últimos verbetes do Almanaque BC 60 anos são dedicados à agenda de inovação do BC, passando pela autonomia conquistada pela autarquia, até a criação do Pix, do Open Finance e os estudos sobre o Drex.
“As ações de comunicação das comemorações do aniversário têm o objetivo de aproximar ainda mais o Banco Central dos cidadãos. Por isso criamos uma campanha com o tema “Banco Central 60 anos – parte da nossa história", para lembrar que as realizações do BC ao longo do tempo fazem parte do dia a dia dos Brasileiros, explica Flávia Berçott, Chefe do Departamento de Comunicação.
Fonte: BC, em 14.05.2025.