Da esquerda para a direita: o gerente de Riscos e Compliance, Ricardo Teotonio; o Diretor-presidente, Manoel Geraldo Costa; a Diretora Financeira, Claudia Avidos; o Diretor Administrativo, Rafael Luiz Durães; e a Analista Técnica, Fernanda Fragoso.
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, instituída para reforçar a importância do combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, em alusão ao aniversário da Lei Maria da Penha. Esta é uma oportunidade de intensificar a divulgação da lei, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a urgência de erradicar todas as formas de violência, além de divulgar os canais de atendimento e denúncia.
Na Fundação REFER, acreditamos que a informação é uma das ferramentas mais poderosas para prevenir a violência. Por isso, desenvolvemos anualmente ações voltadas à conscientização, como palestras, vídeos e materiais educativos. Em 2025, daremos destaque ao tema com a palestra “Violência Contra a Mulher e Lei Maria da Penha: Identificar, Prevenir e Enfrentar”, ministrada por Munique Bussom, Policial Militar com quase 10 anos de experiência no atendimento direto a mulheres em situação de violência. O evento ocorrerá no dia 21 de agosto, às 14h30, de forma online, via Microsoft Teams, e será destinado ao público interno.
Além disso, reforçamos a campanha internamente com a distribuição de folders informativos e a afixação de cartazes pelo prédio da empresa, destacando situações comuns de violência contra a mulher, inclusive no ambiente de trabalho, como interrupções constantes da fala (manterrupting), explicações desnecessárias de assuntos óbvios (mansplaining), apropriação indevida de ideias, comentários sobre aparência, piadas sexistas, toques não autorizados e perguntas invasivas sobre vida pessoal.
Essas práticas, muitas vezes normalizadas, são reflexos do machismo estrutural e contribuem para a desvalorização profissional e o sofrimento psicológico das mulheres. Reconhecer e combater essas atitudes é fundamental para construirmos um ambiente de respeito, equidade e segurança.
O Agosto Lilás é mais que uma campanha: é um movimento pela vida, dignidade e liberdade das mulheres. Ao promovermos o diálogo e a conscientização, reafirmamos nosso compromisso com a integridade, a igualdade e os direitos humanos.
Se você está em situação de violência doméstica ou conhece alguma mulher que esteja, denuncie:
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
Ligue 190 – Emergência Policial
Se você está sofrendo violência no ambiente de trabalho ou presenciou alguém que esteja, denuncie:
Canal de Integridade e Ética no site da REFER
Ligue 0800 591 3457.
Fonte: Refer, em 11.08.2025.