Se 2019 foi um ano de efervescência nas transformações do setor de Previdência Complementar, este novo ano promete ser ainda mais agitado. Com a Reforma da Previdência aprovada e promulgada, através da Emenda constitucional 103/2019, agora se abre um período para sua implementação, com fortes consequências para o setor. Nesse contexto, o sistema Abrapp, Sindapp, ICSS, UniAbrapp e Conecta anuncia a sua tradicional grade de eventos (clique aqui para ver lista completa) para discutir as mudanças e as propostas de soluções para o aperfeiçoamento e crescimento da Previdência Complementar Fechada. É a tão comentada “janela de oportunidades” que precisa ser aproveitada ao máximo pelas entidades fechadas (EFPC).
“Alguns dos grandes temas para 2020 são a Previdência Complementar do Servidor Público, com a ampliação da atividade das entidades multipatrocinadas, e o lançamento e distribuição dos planos família, que precisam ser consolidados com um forte trabalho de vendas e inovação tecnológica”, diz Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp. Ele elenca ainda como grandes temas da pauta do setor para este ano a operacionalização do CNPJ por Plano, o aperfeiçoamento das regras de investimentos, principalmente aquelas relacionadas aos imóveis e aos Fundos de Investimentos em Participações (FIPs) e a Autorregulação e as propostas de avanços na fiscalização das EFPC.
Já consagrado como primeiro grande evento do ano, o Dia do Aposentado será realizado no dia 23 de janeiro, em São Paulo (leia mais). A relevância da comemoração do Dia do Aposentado tem a ver com nosso propósito diário e a razão de ser de tudo que realizamos, que é o pagamento de benefícios e o relacionamento com os assistidos. Luís Ricardo destaca a solidez do sistema e o pagamento de mais de R$ 60 bilhões anuais em benefícios para mais de 850 mil assistidos.
O segundo grande evento de 2020 será realizado no mês de março. Será o 5º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação (TI) da Previdência Complementar Fechada. Trata-se de um evento que deve ganhar maior relevância a partir deste ano em decorrência da necessidade de distribuição e gestão dos novos planos voltados aos familiares de participantes. O formato para o Encontro de TI deve contar com novidades que serão divulgadas brevemente.
Os meses de abril, maio e junho irão concentrar a maior quantidade de eventos deste ano. A série de Encontros Regionais 2020 pretende aprofundar o debate sobre os principais temas da atualidade citados acima, sempre com o olhar no aperfeiçoamento e fortalecimento das parcerias da Abrapp com as associadas das diversas regionais.
Neste sentido, o encontro da Regional Sul será realizado em Florianópolis de 27 a 29 de maio em parceria com a ASCPrev (Santa Catarina), a exemplo do que já aconteceu no ano passado, quando o evento havia sido organizado junto com a Previpar (Paraná). Completam a série os encontros das regionais Sudeste, Sudoeste, Nordeste, Leste e Centro-Norte. A Abrapp também apoiará a realização do 25º EPINNE e EPB, que ocorrerá nos dias 14 e 15 de maio em Recife (PE).
No mês de maio serão realizados dois outros eventos de grande importância para a governança e gestão de planos. Um deles é o 2º Seminário Dever Fiduciário (Ética, Governança e Sustentabilidade), que será organizado pelo Sindapp com apoio da Abrapp. O outro evento do mês de maio será o 2º Encontro Nacional de Atuária e Seguridade da Previdência Complementar Fechada.
Em junho está programado o Seminário Internacional, que conta com a organização da UniAbrapp, e tem o objetivo de aprofundar os debates e estudos sobre a Previdência Complementar nos diversos países. Completa a grade do primeiro semestre o 2º Encontro Nacional de Estratégias e Criação de Valor, que reunirá profissionais das áreas de relacionamento, comunicação e educação financeira e previdenciária das entidades fechadas e do mercado.
Após um breve intervalo no mês de julho, a Agenda 2020 retorna em agosto com o 15º ENAPC - Encontro Nacional de Advogados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. Este evento vem crescendo de tamanho ano a ano com a participação de profissionais do meio jurídico que atuam no setor de EFPC e representantes dos Tribunais Superiores. Ainda em agosto, ocorrerá o 9º Seminário 'O Desafio da Gestão de Investimentos na Previdência Complementar Fechada', que também vem ganhando importância nos últimos anos devido à necessidade de diversificação das carteiras dos planos de benefícios em virtude do novo patamar mais reduzido dos juros da economia doméstica.
41º Congresso - O maior e mais consagrado evento da grade da Abrapp, sem dúvida, é o Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada. Programado de 21 a 23 de outubro em São Paulo, o Congresso vem passando por um contínuo processo de modernização e aperfeiçoamento ano após ano. Em 2020, uma das preocupações com a Abrapp é a dedicação mais exclusiva de toda a equipe de coordenação e organização deste grande evento que vem mobilizando uma média de 3500 participantes nos últimos anos.
Para fortalecer essa dedicação, a Agenda de eventos 2020 deixará um período de 60 dias entre o final de agosto até a data do 41º Congresso sem a realização de outros grandes eventos do sistema. Desta forma, será possível concentrar todos os esforços necessários para a organização do Congresso que promete superar o alto nível de qualidade dos anos anteriores.
Missão - Com essa grade de eventos, a Abrapp tem o objetivo de atuar de acordo a sua missão de indutora da contínua transformação e fomento do setor. Neste sentido, os eventos tratarão de temas que envolvem a melhora na eficiência operacional, estratégias de vendas e encantamento dos clientes, transformação digital e adoção de metodologias ágeis, fortalecimento da governança, diversificação nos investimentos com vistas à geração de alpha, inovação em produtos e na comunicação, captação de novos clientes certamente estarão na ordem do dia e devem pautar as iniciativas.
Fonte: ABRAPP, EM 07.01.2020.