Buscar:

Abrapp reativa Grupo de Trabalho Ad-Hoc de Empréstimos e Financiamentos

Imprimir PDF
Voltar

A Abrapp reativou na semana passada o Grupo de Trabalho Ad-Hoc de Empréstimos e Financiamentos, com a participação do Diretor Presidente, Luís Ricardo Martins e a coordenação da Gerente de Empréstimos da Valia, Juliana Maciel. A primeira reunião do novo GT foi realizada por videoconferência na última quinta-feira, 28 de maio, com a participação de profissionais e dirigentes da Previ, Petros, Funcef, Funpresp-Exe, além da equipe técnica da Abrapp.

O Grupo de Trabalho tem o objetivo de discutir e atualizar o “Manual de Boas Práticas na Gestão de Empréstimos nas Entidades Fechadas (EFPC)”, que foi elaborado em 2016, explica Luís Ricardo. “O Grupo de Trabalho anterior realizou um excelente trabalho, com um amplo levantamento de dados e um detalhado diagnóstico das carteiras de empréstimos em nosso setor. Mas agora precisamos atualizar o trabalho, pois muita coisa mudou, inclusive com o advento da Resolução CMN 4.661/2018”, diz o Diretor Presidente da Abrapp. Em 2016, a regra vigente ainda era a Resolução CMN n. 3792.

O dirigente ressalta ainda a importância de se retomar as discussões e levantamentos sobre as carteiras de empréstimos a participantes neste momento de crise decorrente da pandemia de COVID-19. “Sem dúvida é um grande benefício aos participantes, ainda mais neste momento de dificuldades que as famílias atravessam. Queremos atualizar essa cartilha de boas práticas para que as associadas continuem oferecendo os empréstimos e, se possível, possam ampliá-los, sempre com segurança e a garantia de retorno adequado para manter o equilíbrio atuarial dos planos de benefícios”, comenta Luís Ricardo.

Ele explica que além da conjuntura da pandemia, o que motivou a reativação do grupo de trabalho foi a necessidade de atualização de acordo às novas regulações do setor. “Já estávamos com esse trabalho no radar desde o surgimento da nova resolução em 2018 e agora decidimos avançar com a atualização do manual”, conta. Luís Ricardo ressalta também a participação de grandes especialistas do setor de algumas das principais entidades do sistema.

Ousadia - O Diretor Presidente elogia ainda a atuação das associadas da Abrapp no esforço de flexibilizar e aperfeiçoar a concessão e manutenção das carteiras atuais de empréstimos com o objetivo de prover maior liquidez aos participantes. “As entidades têm atuado com ousadia e criatividade, com uma comunicação proativa, e sempre respeitando regras para desonerar os participantes. Tem sido uma atuação muito importante nesse momento”, cita.

Conforme noticiado pelo Blog Abrapp em Foco, diversas EFPCs prorrogaram o pagamento de parcelas de empréstimos já concedidos aos participantes por períodos de 2 ou 3 meses. Outras entidades ampliaram ou voltaram a conceder empréstimos aos participantes e assistidos, muitas vezes com melhores taxas e prazos mais longos para pagamento.

Fonte: Abrapp em Foco, em 01.06.2020