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Abrapp, MPS e EFPCs se reúnem para fazer balanço da 12ª Semana ENEF

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Por Bruna Chieco

A 12ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) encerrou no dia 18 de maio e proporcionou a disseminação de conteúdos relevantes sobre finanças e previdência a partir do tema central “Educação Financeira para Crianças e Jovens: Preparando a Sociedade para Escolhas Conscientes”.

Em iniciativa conjunta, o projeto “Poupadores do Futuro”, realizado pela Abrapp e UniAbrapp em parceria com o Ministério da Previdência Social, levou Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) a propagarem conhecimento sobre o setor em escolas e universidades de diversas regiões do país.

Os participantes do projeto se reuniram nesta segunda-feira, 26 de maio, para fazer um balanço do evento, compartilhando suas visões e experiências. O Superintendente-Geral da Abrapp, Eduardo Lamers, relatou o fato da iniciativa ser pioneira e inovadora, e que deve ser reforçada para que as EFPCs introduzam essas ações em seus planejamentos, fortalecendo a cultura previdenciária internamente.

“É uma oportunidade de transformar futuros. Isso mostra também o quanto precisamos evoluir na comunicação para alcançar um público mais básico, que ainda não compreende o setor”, disse Lamers.

Narlon Gutierre Nogueira, Diretor do Departamento do Regime de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social e idealizador do projeto, destacou que o MPS também teve as expectativas superadas, agradecendo a parceria da Abrapp e UniAbrapp, bem como às entidades que aceitaram ser pioneiras na iniciativa.

“Plantamos a semente dessa árvore para que a gente possa fazer esse projeto crescer nos próximos anos”, comentou Narlon. Ele cita que em junho será realizado um webinar para propagar ainda mais esse projeto entre todas as EFPC, preparando o engajamento para o próximo ano.

Os representantes das EFPC participantes também deixaram um depoimento sobre a experiência no projeto. A Funpresp-Exe realizou três ações principais: live com a Diretora de Seguridade sobre um estudo de educação financeira realizado por uma aluna da UNB; Oficina na UNB, com 275 estudantes; e participação nas oficinas da Planejar voltada para pequenos empreendedores com atendimentos individualizados.

A Funpresp-Jud participou do projeto com uma ação que integra seu projeto social contínuo iniciado em 2021. A atividade foi realizada com 100 alunos de uma escola em Brasília. Na atividade, os voluntários da Funpresp-Jud aplicaram um quiz interativo sobre educação financeira e previdenciária, baseado em uma aula anterior realizada com os mesmos alunos. O objetivo foi reforçar conceitos como aposentadoria, hábitos de poupança e prevenção a apostas online, tema recorrente entre os estudantes.

A Funcef iniciou a participação no projeto com foco interno, criando um grupo de voluntários e escolhendo escolas com vínculo pessoal dos empregados. Em parceria com a Fundação Centrus e o IPREV-DF, além de diálogo com o Sebrae, desenvolveram uma oficina com jogos de tabuleiro, abordando três perfis: celetista, concursado e empreendedor em 11 escolas no DF, alcançando 1.300 alunos.

A Fundiágua atendeu crianças em vulnerabilidade social, principalmente por meio da parceria com a CAESB e a Secretaria de Educação do DF, e inseriram educação financeira e previdenciária nas aulas de contraturno. A entidade realizou um exercício de planejamento financeiro com os jovens, simulando o orçamento de um menor aprendiz, destacando ainda a realidade dos alunos que vivem com familiares aposentados que ainda precisam trabalhar, ressaltando a importância da educação previdenciária desde cedo.

A Inovar participou com ações na faculdade Anhanguera de Osasco. Inicialmente, foram programadas duas palestras para alunos de ciências contábeis, administração e recursos humanos. A boa recepção levou a faculdade a oferecer o auditório para uma terceira palestra, que contou com mais de 150 alunos.

A Néos realizou o projeto no Rio Grande do Norte, atuando em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, com visitas a 12 escolas em Natal e região metropolitana, atingindo 1.020 alunos em três dias. A abordagem foi lúdica, com crianças de 6 a 12 anos, usando cartilhas e cofrinhos como “amigos” que ajudam a realizar sonhos.

A Previ realizou sua principal ação da Semana ENEF em parceria com o Lar Fabiano de Cristo, alcançando mais de 130 jovens aprendizes, muitos em situação de vulnerabilidade social. A atividade foi conduzida de forma lúdica e interativa, sem uso de slides ou apresentações formais. Além da ação presencial, a fundação promoveu um videocast com foco em jovens participantes de seus planos e filhos de associados, além de uma live voltada a não filiados, aproveitando o contexto da Semana ENEF para fortalecer sua estratégia de educação previdenciária com o público jovem.

A Quanta Previdência realizou palestras em duas escolas, totalizando cerca de 130 alunos, entre 14 e 18 anos, para falar do caminho que vai do consumo consciente até os investimentos. Além das ações presenciais, a Quanta lançou uma trilha especial de aprendizagem na plataforma ACWA, dedicada à educação previdenciária no contexto da Semana ENEF.

A Valia vem investindo de forma estratégica em educação financeira, alinhando seu compromisso social aos objetivos de negócio, e sua ação contou com forte apoio da patrocinadora, o que potencializou o alcance. Foram realizadas palestras presenciais, incluindo uma na Universidade Federal do Rio de Janeiro e uma viagem para Parauapebas (PA).

A Vexty atuou em uma escola estadual em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, conversando com cerca de 40 alunos do segundo ano do ensino médio. As escolas demonstraram desconhecimento sobre a Semana ENEF, o que reforça a importância de iniciativas como essa. A entidade foi convidada para voltar regularmente com visitas trimestrais para falar sobre carreira e futuro com jovens de 15 e 16 anos.

A Visão Prev promoveu uma atividade educativa com alunos de uma escola estadual de São Paulo. A dinâmica, no estilo escape room, desafiou os estudantes a decifrar códigos ligados a escolhas financeiras conscientes, poupança e planejamento. A atividade impactou 75 alunos.

A Vivest realizou uma ação na FIA com jovens universitários dos cursos de Administração e Economia, e atuou no Projeto Ampliar, voltado a jovens em situação de vulnerabilidade social, trabalhando em temas como apostas, consumo consciente e a importância de guardar dinheiro.

Fonte: Abrapp em Foco, em 26.05.2025.