Buscar:

ANS realiza oficina sobre o Programa de Monitoramento de Qualidade Hospitalar

Imprimir PDF
Voltar

Evento recebeu os novos participantes e trouxe orientações sobre indicadores do programa

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) promoveu, nos dias 3 e 4/7, oficinas com representantes dos hospitais que compõem o Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-QUALISS Hospitalar) e de entidades ligadas à Acreditação em Saúde, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em São Paulo.   

Para possibilitar a participação de um número maior de hospitais, a ANS dividiu o evento em dois dias, e apresentou o Programa e o conteúdo das fichas técnicas dos indicadores em ambos. No primeiro dia, os 57 novos hospitais que aderiram ao projeto em 2025 foram recebidos com boas-vindas e uma apresentação detalhada sobre o Sistema de Indicadores Hospitalares (SIHOSP). Por meio desse sistema, a Agência monitora e avalia o desempenho e a qualidade dos hospitais na saúde suplementar.   

Nos dois dias, os participantes acompanharam conteúdos relacionados ao preenchimento das fichas técnicas dos indicadores, sobre a metodologia utilizada na auditoria dos dados, além de estratégias de divulgação dos resultados. 

Oficina PM-Qualiss

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, ressaltou a importância do evento para o aprimoramento e a padronização no envio de dados à Agência. “A qualidade da rede hospitalar é um fator decisivo na contratação de um plano de saúde, seja ele individual, familiar ou coletivo. Hoje, a estrutura de prestadores — especialmente os hospitais — tem grande peso na escolha do consumidor. Por isso, a divulgação dos resultados do programa tende a impactar diretamente a dinâmica do setor e a empoderar o cidadão, que poderá decidir se permanece ou não em uma operadora com base na qualidade dos hospitais oferecidos”, explicou.   

Já a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial, Angélica Carvalho, destacou a importância dos indicadores: “O PM-Qualiss é uma grande oportunidade de trabalharmos os indicadores de qualidade hospitalar de forma estruturada, o que pode realmente nos ajudar a discutir as redes de atendimento junto às operadoras, assim, melhorar a oferta de cuidado aos consumidores”, disse. Angélica também ressaltou que as oficinas são um instrumento importante para apoiar os hospitais no envio dos dados de maneira transparente e padronizada.   

Sobre o PM-Qualiss 

O Monitoramento da Qualidade Hospitalar faz parte do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar (Qualiss) e foi efetivamente iniciado em janeiro de 2022. Atualmente, estão inscritos no programa 270 hospitais gerais que possuem Certificado de Acreditação ou Certificação de qualidade em saúde. Sua metodologia é baseada em um conjunto de indicadores e parâmetros padronizados que têm o objetivo de fornecer uma avaliação do desempenho da qualidade hospitalar para todo o setor. Os dados também geram subsídios para a tomada de decisões gerenciais dos gestores hospitalares por meio dos resultados de avaliação e trazem transparência e confiabilidade, contribuindo para o ganho em reputação e credibilidade do hospital junto aos usuários, operadoras e sociedade em geral.

Fonte: ANS, em 15.07.2025.