Buscar:

ANS marca presença e recebe homenagens na Hospitalar 2025

Imprimir PDF
Voltar

Representantes da Agência participaram de palestras, debates e fizeram atendimentos ao público no estande da reguladora

Diretor Maurício faz mediação do debate sobre Modelos de Remuneração Baseada em Valor

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) marcou presença na 30ª edição da Feira Hospitalar, um dos maiores eventos da área da saúde na América latina. De 20 a 23 de maio, diretores e servidores da reguladora disseminaram informações sobre as atividades da Agência e esclareceram dúvidas dos participantes. Nesse período, a ANS recebeu duas homenagens pelos serviços prestados à sociedade.

No dia 20/05 pela manhã, a diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, participou da mesa de abertura do evento, ao lado de autoridades e de lideranças do setor de saúde, como a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad; o deputado federal Pedro Westphalen; e as anfitriãs Waleska Santos, fundadora e presidente da Hospitalar; e Juliana Vicente, diretora da Hospitalar pela Informa Markets Latam. Este ano, o tema do evento foi: “Conecte-se. Faça negócios. Avance a Saúde”.

“Temos trabalhado com foco no aprimoramento permanente da qualidade da assistência prestada no setor de saúde suplementar. E é fundamental atuarmos de forma integrada para desenvolver o nosso país e desenvolver o setor de saúde, respeitando todas as diferenças inerentes a um setor plural num país com dimensões continentais”, destacou Carla Soares.

Diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, participa da abertura da feira hospitalar

Jornada de saúde suplementar

Ainda no dia 20/5, a ANS realizou uma Jornada de Saúde Suplementar – série de debates sobre temas liderados pela Diretoria de Desenvolvimento Setorial que estão diretamente ligados à relação entre operadoras e prestadores de serviços de saúde. Todos os diretores da ANS participaram da abertura da Jornada: Carla Soares (presidente interina e diretora de Gestão interina); Maurício Nunes (Desenvolvimento Setorial); Eliane Medeiros (Fiscalização); Jorge Aquino (Normas e Habilitação das Operadoras) e Alexandre Fioranelli (Normas e Habilitação dos Produtos).

Mauricio Nunes, diretor da ANS, destacou o propósito da Jornada como uma ponte entre a regulação e o setor suplementar, promovendo engajamento e transparência e reforçou que a participação da ANS na Hospitalar é estratégica para ampliar o alcance das ações da Agência e fomentar uma cultura de melhoria contínua. “Estar aqui, neste ambiente plural e altamente representativo, é uma oportunidade valiosa para fortalecer vínculos e reafirmar nosso compromisso com uma regulação cada vez mais colaborativa”, completou.

O primeiro assunto tratado na jornada foi a Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS). A diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial, Angélica Carvalho, a gerente de Padronização, Interoperabilidade e Análise de Informações e Desenvolvimento Setorial, Jacqueline Torres, e o coordenador de Interoperabilidade e Monitoramento, Fernando Guimarães, esclareceram dúvidas do público sobre a padronização o padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados relacionados à atenção à saúde dos beneficiários de planos de saúde.

Jacqueline Torres, Angélica Carvalho e Fernando Guimarães falaram sobre a Troca de Informação em Saúde Suplementar

“O padrão TISS hoje segue em conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados, constituindo-se como como instrumento regulatório relevante para estudos técnicos com objetivo de subsidiar a tomada de decisão em diversas esferas, seja pública, para subsidiar políticas públicas, seja na gestão privada, subsidiando análises que possam instrumentalizar investimentos em saúde, gestão e coordenação do cuidado, beneficiando usuários e fortalecendo o Sistema de Saúde Brasileiro. A Troca de Informações em Saúde Suplementar viabiliza mais transparência na composição das contas sobre a produção assistencial e no retorno obrigatório das operadoras. Com isso, viabiliza uma atuação regulatória da Agência com base em dados mais precisos e contribui para a Rede Nacional de Dados em Saúde, permitindo o aprimoramento dos estudos sobre a situação de saúde do país.”, explica Angélica.

Em seguida, a gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade dos Prestadores de Serviços da ANS, Raquel Lisbôa, abordou o projeto Modelos de Remuneração Baseados em Valor. Participando remotamente, a coordenadora da área, Renata Gasparello, falou sobre os acordos de cooperação firmados e os produtos dessas parcerias, como o Guia para implementação de modelos de remuneração baseados em valor.

Modelos de Remuneração Baseados em Valor foi o tema da palestra de Raquel Lisbôa na Jornada da ANS

A importância do tema foi ressaltada na mesa de debates moderada pelo diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, que teve a participação do presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Sandroval Torres; do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), Raphael Ferris; do presidente do Crefito da 4ª Região, Anderson Coelho; e do presidente do Instituto Brasileiro de Valor em Saúde (IBRAVS), César Abicallafe.

Essas entidades foram selecionadas por meio de chamamento público para firmarem um acordo de cooperação com o objetivo de apoiar a Agência na operacionalização e ampliação do Programa Modelos de Remuneração Baseados em Valor para a saúde suplementar no Brasil.

Para diretor Maurício Nunes, a importância desses modelos de remuneração pode ser vista na longevidade do programa. “ANS discute modelos de remuneração desde 2010, quando o projeto inicial tratava apenas da remuneração no âmbito hospitalar. Hoje, o escopo foi ampliado para um conceito mais abrangente”, afirma. Ele também afirma que o mais importante nesse modelo é o desfecho para o paciente. “Modelo de remuneração é basicamente a forma como o serviço pode ser monetizado, mas o mais importante não é a forma como você vai remunerar, e sim o resultado para o paciente”, explica.

Diretor Maurício faz mediação do debate sobre Modelos de Remuneração Baseada em Valor

O último tema da jornada, Monitoramento da Qualidade Hospitalar, o PM-Qualiss, foi introduzido por Raquel Lisbôa que destacou benefícios como o aumento da transparência e o incentivo a qualificação dos hospitais participantes por meio de sua reputação. Vale lembrar que as inscrições para o programa se encerram no dia 30/5. “Para este ciclo, convidamos os hospitais elegíveis que ainda não tenham ingressado no programa. Os hospitais participantes enviarão dados mensalmente, para calcular indicadores de desempenho. Além de contribuir para a transparência e confiabilidade, os participantes ainda terão direito a participar de eventos e seminários organizados pela ANS para o desenvolvimento do setor e troca de experiências”, destaca.

O debate sobre o tema encerrou a jornada da ANS e contou com o presidente do Hospital Oswaldo Cruz, Jose Marcelo de Oliveira e a Diretora Técnica Médica Corporativa da Santa Casa de Porto Alegre, Gisele Alsina.

Participação em simpósios e seminários dentro da Hospitalar

No dia 20/5, durante a Feira Hospitalar 2025, a diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares, participou do III Simpósio Sobracam de Cirurgia Ambulatorial, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Ambulatorial.

Ela fez parte do painel que abordou os desafios regulatórios e o desenvolvimento da cirurgia ambulatorial no Brasil. A mesa teve moderação do presidente da Sobracam, Fabrício Galvão, e contou com participação do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

A diretora Carla Soares ao lado do ex-ministro da Saúde Mandetta no debate mediado pelo presidente da Sobracam, Fabrício Galvão

Também na tarde do dia 20/05, o diretor Alexandre Fioranelli, de Normas e Habilitação dos Produtos, participou do seminário “Incorporação de Tecnologias na Saúde e a Sustentabilidade do Setor”, promovido pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). Integraram a mesa: Ângelo Maiolino (Oncologia Américas), João Batista Silva Júnior (Anvisa), Vania Canuto (OPAS). A moderação foi feita por Carisi Polanczyk, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

No dia 21/05, o diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Jorge Aquino, integrou a mesa-redonda “Discussão estratégica sobre o futuro – e o que há de mais relevante no presente – da saúde”. Participaram do debate: Cássio Ide Alves (Abramge), Márcio Gonçalves (Rede D'Or / SulAmérica), Antônio Pereira (Hospital das Clínicas) e Daniel Meirelles (Anvisa).

Homenagens à ANS

No dia 20/5, a Agência recebeu uma homenagem da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde) e da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS) pelos 25 anos de contribuição à saúde suplementar e pelo papel transformador da Agência na construção de um setor mais justo, eficiente e transparente. O diretor Jorge Aquino recebeu a homenagem representando a diretoria da ANS.

Carla Soares e Lenise Secchin, diretora-presidente interina e secretária executiva da ANS, ao lado dos representantes da CNSaúde, Marcos Vinicius Ottoni (diretor jurídico), Breno Monteiro (presidente) e Bruno Sobral (diretor executivo)

No 21/05, representando a organização da Feira Hospitalar, Waleska Santos e Juliana Vicente também homenagearam a ANS em reconhecimento à trajetória e contribuições ao longo de seus 25 anos de atuação.

Diretores da ANS recebem homenagem da Hospitalar das mãos das anfitriãs do evento

Apresentação do Painel do Contratante de Plano de Saúde Coletivo

Na tarde do dia 21/05, representantes da diretoria de Desenvolvimento Setorial, apresentaram o novo painel dinâmico da Agência, uma ferramenta que possibilita diversas pesquisas sobre dados relacionados à contratação de planos de saúde coletivos.

O diretor de Desenvolvimento Setorial, Maurício Nunes, celebrou a entrega de mais um painel dinâmico que dá transparência a dados da saúde suplementar e ressaltou a importância do acordo de cooperação técnica que a Agência tem com o Serviço Social da Indústria (SESI): “Esse produto é fruto de uma parceria de extrema importância, que tem como principal objetivo estimular ações de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças no ambiente de trabalho”.

Em seguida, a gerente de Padronização, Interoperabilidade, Análise de Informações e Desenvolvimento Setorial da ANS, Jacqueline Torres, fez a navegação na nova ferramenta e mostrou as pesquisas disponíveis: “O painel amplia a capacidade regulatória da Agência e colabora para reduzir a assimetria de informações, à medida que disponibiliza informações detalhadas sobre os planos coletivos empresariais – um segmento que representa mais de 80% dos beneficiários dos planos de saúde. É uma ferramenta que oferece subsídios valiosos para a tomada de decisão de gestores, empresas e da sociedade em geral”, destacou.

A apresentação contou com a presença da diretora-presidente interina da ANS, Carla Soares; da diretora de Fiscalização, Eliane Medeiros; do diretor de Normas e Habilitação das Operadoras, Jorge Aquino; além das anfitriãs do evento, Waleska Santos e Juliana Vicente. Também estiveram presentes o presidente do conselho deliberativo da ABRH, Paulo Sardinha, e o superintendente do SESI, Emmanuel Lacerda.

Apresentação do Painel do Contratante de Plano de Saúde Coletivo

Interação com os participantes

Mais uma vez, a ANS teve estande próprio no evento. Um time de servidores da Diretoria de Desenvolvimento Setorial ficou à disposição para esclarecimento de dúvidas dos participantes, especialmente para os prestadores hospitalares, sobre temas como a Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS), o Programa de Qualificação de Prestadores (Qualiss) e Modelos de Remuneração Baseados em Valor.

Servidores da Diretoria de Fiscalização lotados no Núcleo da ANS em São Paulo também fizeram atendimentos ao público sobre dúvidas em geral sobre regras de planos de saúde.

Ao todo foram 93 atendimentos ao longo de 4 dias de evento.

Servidores da ANS fazem atendimento no estande da Agência

Fonte: ANS, em 27.05.2025.