Buscar:

ANS divulga operadoras selecionadas no edital do Projeto Parto Adequado

Imprimir PDF
Voltar

Qualificação das equipes envolve capacitação em Atenção Materna e Neonatal

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga a lista das 24 operadoras selecionadas a participar do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato - Parto Adequado, uma parceria da ANS com o Institute for Healthcare Improvement – IHI e Hospital Israelita Albert Einstein.

O objetivo do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato - Parto Adequado é aprimorar a qualidade da atenção à saúde na Linha de Cuidado Materna e Neonatal. As operadoras selecionadas no edital poderão participar de cursos de capacitação, treinamentos e mentoria, além de trocas de experiências, com o propósito de obter a Certificação Parto Adequado.

Clique aqui e confira a lista das 24 operadoras selecionadas.      

O diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício Nunes, comenta a iniciativa: “Entre as selecionadas, temos operadoras de diferentes modalidades, portes e regiões do país. Quase metade delas já participou de etapas anteriores do Projeto Parto Adequado, o que demonstra um entendimento comum de que a melhoria da qualidade é um processo contínuo. Essa adesão reforça o reconhecimento de que uma futura Certificação em Parto Adequado tem potencial para promover melhorias efetivas no cuidado às gestantes, aos bebês e suas famílias”, avaliou o diretor.

No grupo de operadoras selecionadas há 11 (46%) na região Sudeste, 10 (42%) na região Nordeste, duas (8%) na região Sul e uma (4%) na região Norte. No que se refere aos tipos de operadoras, 13 (54%) são cooperativas médicas, sete (29%) são medicinas de grupo, duas (8%) são seguradoras especializadas em saúde e duas (8%) são autogestões, o que demonstra a diversidade na participação.

Como incentivo, a ANS informa que as operadoras com participação efetiva no Projeto receberão uma pontuação adicional no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) do Programa de Qualificação Operadoras (PQO).

Em breve, as operadoras selecionadas receberão um comunicado da ANS com orientações sobre os próximos passos para participação no Projeto.  

Mais informações

Clique aqui para saber conhecer o edital do Projeto Cuidado Integral à Gestante e ao Neonato – Parto Adequado.

Saiba mais sobre Parto Adequado

Fonte: ANS, em 15.04.2025.